Aparecida 93 Anos: ​Chuva impede Desfile Cívico ​mas ​não atrapalha festa, ​

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes (Secom)

Aparecida de Goiânia, 11 de maio de 2015 – Aparecida de Goiânia comemorou seu aniversário de 93 anos na manhã desta segunda-feira (11) com festa para a população, que aconteceu no Parque da Família, localizado na Avenida Independência do Residencial Village Garavelo. Em decorrência da chuva que ocorreu durante toda a manhã, este ano a festa não contou com o tradicional Desfile Cívico que acontece todos os anos. Ponto alto do evento aconteceu durante a distribuição do bolo de 93 metros alusivo ao tempo de formação do município.

“Este bolo é muito especial. Além de ter sido feito com muito carinho e estar delicioso, foi todo confeitado com fotos e ilustrações das principais obras e conquistas do últimos anos: o IFG, que já está em pleno funcionamento; a vinda da UFG, cujos alunos de Geologia já estão em ano letivo; os 43 CMEIs que estais entregando; o Aeroporto Executivo Rosa dos Ventos aprovado pela Anac, cujas obras já estão em vias de iniciar, os mais de 100 bairros que pavimentamos, os sete CEU das Artes, as UPAs e UBSs, o Hospital Municipal, a aprovação do curso de Medicina. Estes são os verdadeiros presentes para o cidadão” – comenta o prefeito

Segundo os organizadores, a produção do bolo foi iniciada na última terça-feira (05) com o preparo da massa, que precisava estar bem assada. E não foi pouca coisa. Ao todo foram necessários 160 pães de ló para o preparo da massa. foram várias etapas até a montagem final do bolo, que pesava quase uma tonelada (970,8 Kg, sendo 454 Kg apenas de massa). No recheio e cobertura, creme holandês com raspas de chocolate. “Sete pessoas estiveram envolvidas no trabalho que teve início à meia-noite de domingo (10)” – conta Lúcia Cristina de Oliveira, a gerente de produção encarregada pela confecção do bolo.

Diversas autoridades estiveram presentes. Entre elas o superintendente executivo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Luiz Maronezzi, representou o governador Marconi Perillo; os deputados federais Daniel Vilela (PMDB) e João Campos (PSDB); o presidente da Câmara Municipal, Gustavo Mendanha (PMDB), e demais vereadores; os secretários os Euler Morais (Governo e Integração Institucional), Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos), Vânia Cristina (Saúde), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Jório Rios (Administração), Afonso Boaventura (Planejamento), Domingos Pereira (Educação), Adriano Montovani (Trabalho, Emprego e Renda) e José de Ribamar (Assitência Social) e Marinho Resende; e também o presidente do Procon, Marinho Resende.

Forte chuva

Segundo a organização do desfile, cerca de 6 mil pessoas – entre trabalhadores de toda a administração municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Goiás, alunos da rede municipal e instituições como o Sesi Aparecida – participariam do desfile que acabou não acontecendo. Esse número inclui ainda a equipe de apoio, que dará todo o suporte aos participantes. Ainda assim a segurança do evento foi garantida pela Guarda Civil Municipal de Aparecida e também pela Polícia Militar de Goiás.

Greve

Alguns professores e representantes locais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) se mobilizaram com cartazes e manifestaram palavras de ordem pedindo que o prefeito atendesse às reivindicações da categoria que atualmente se encontra em greve. “Existe um problema. Se eu pagar o piso eu incorro na Lei de Responsabilidade Fiscal. Se não pagar eu também estou deixando de cumprir uma lei federal. Então eu entrei na justiça que o Poder Judiciário me autorize a pagar. Eu pretendo pagar, a prefeitura tem dinheiro em caixa para isto, mas precisamos deste conforto jurídico” – pontuou Maguito Vilela.

Outros Festejos

Além das festividades desta segunda-feira, o Rodeio Show de Aparecida também marcou o aniversário da cidade. O evento – que aconteceu no Centro de Cultura e Lazer José Barroso – teve início na quarta-feira (06) e se encerrou no domingo (10). Foram diversos shows musicais, rodeios, o parque de diversões e a praça de alimentação; A tradicional “Aparecida Correndo Contra o Crack”, que aconteceu na manhã do último domingo (10) no Parque da Família, também foi um dos marcos dos festejos do aniversário do município.

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, principal cartão postal da cidade e primeira capela a ser erguida pelos pioneiros do município realiza a tradicional Novena e Festa em Louvor à Nossa Senhora Aparecida, que integra as comemorações de aniversário da cidade. A programação teve início no dia 1º de maio, com alvorada, novena e levantamento dos Mastros, e segue até o dia 10 de maio.

Durante todos os dias, a paróquia seguirá com as alvoradas, sempre às 6 horas da manhã; novenas às 19 horas; e missas em horários alternados. Além das celebrações, a Quermesse, realizada no ranchão da paróquia, continua sendo ponto de encontro dos moradores e visitantes antes de se dirigirem ao Rodeio Show. No local são realizados leilões de prendas para arrecadação de fundos destinados à manutenção da igreja.