Corrida contra o crack movimenta o domingo em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Fabiano Araújo - Secom

Aparecida de Goiânia, 10 de maio de 2015 – Foi realizada na manhã deste domingo, 10, a 5° edição do projeto “Aparecida Correndo Pela Vida Contra o Crack”, A corrida aconteceu na Avenida Independência e teve 1,6 mil competidores nas categorias Aparecida, feminino e masculino industrial, feminino e masculino nos percursos 5 e 10 quilômetros, portadores de necessidades especiais e maratoninha para crianças de 2 a 11 anos. Centenas de pessoas acompanharam a corrida que teve duração de pouco mais de uma hora e meia até a chegada do último colocado.

“Esta corrida que vem superando todas as nossas expectativas a cada ano tem um papel social muito grande, que é o de combater as drogas, principalmente o crack. Pois o esporte, assim como a educação, é o meio mais eficaz de tirar as crianças e adolescentes das ruas, suscetíveis aos marginais e às drogas”, pontuou o prefeito Maguito Vilela após percorrer os 5 quilômetros da prova.

Para o organizador e idealizador do evento e secretário de Habitação, Julio Lemos, o evento é uma forma de conscientizar a população para o não uso das drogas. “A droga é um mal que vem corrompendo a sociedade. Por isso é importante realizar ações que informem sobre os riscos do envolvimento com entorpecentes e trabalhar para a criação de políticas públicas para o tratamento dessas pessoas”, afirma o secretário de Habitação e coordenador do evento, Julio Lemos.

Aparecida está entre as maiorias cidades do Centro-Oeste, atrás somente das capitais. Com uma população que já ultrapassa 500 mil habitantes, a cidade tem mesmo motivos para se mobilizar. Devido ao crescimento acelerado, a atual administração desenvolve diversas ações que visam combater os problemas sociais no município, como o uso de drogas, que se tornou um problema nacional, principalmente nas grandes cidades.

Janete Gomes Barbosa foi a vencedora da categoria 10 km feminino e falou sobre a importância de conscientizar a população por meio do esporte. O esporte é uma forma de inserção da criança em um mundo saudável, longe de drogas e demais riscos que ela possa correr se ficar na rua. Por isso ações como essa aqui de Aparecida são importantes.

O portador de necessidades especiais, Valdemar Antônio de Oliveira venceu a corrida na categoria PNE no percurso de 10 quilômetros. “É uma honra poder participar deste evento que luta contra as drogas. O esporte é essencial para a inclusão e para a superação”, declarou o cadeirante após vencer a corrida.

Os participantes de todas as modalidades da Corrida ganharam medalhas. Também terá prêmios em dinheiro e medalhas para os três primeiros lugares da maratona dos adultos. Para as crianças, o evento contou ainda com pipoca, algodão doce e atividades recreativas. Já os adultos participaram de atividades voltadas para a Saúde como massagens relaxantes e testes de glicemia.

Rede – Aparecida de Goiânia é pioneira no tratamento e combate ao vício das drogas. O município conta com quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps) com atendimento 24 horas. Há ainda duas unidades de acolhimento 24 horas, sendo uma adulta e outra infantil. Nos próximo meses, segundo a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Paula Cândida da Silva, serão inaugurados mais dois Caps 24 horas e um unidade infantil.

“A corrida é um despertar. O município de Aparecida possui uma rede que não existe em Goiás e região centro-oeste. E quando fala em combater o crack é na verdade mostrar caminhos fortalece fatores positivos que fazem o jovem a não fazer uso de drogas ou deixar de fazer uso de drogas e o esporte é uma das vertentes que inibem essa atitude negativa”, sublinhou a coordenadora.

Presenças – A 5ª Edição da Corrida Contra o Crack, pela Vida contou com a presença do vice-prefeito Ozair José (PT), dos secretários municipais Valdemir Souto (SMTA), Domingos Pereira (Educação), Tarcísio dos Santos (Procuradoria), Vilmar Mariano (Esporte e Lazer), Luciana Guimarães (Cultura), Ozéias Laurentino Júnior, Vânia Cristina (Saúde), vereadores municipais e demais autoridades.