Aparecida adere ao Programa De Olho Na Visão II

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Programa vai beneficiar alunos de escolas públicas estaduais e municipais da cidade com exames oftalmológicos e doação de óculos.

Aparecida de Goiânia, 29 de janeiro de 2014 – O prefeito Maguito Vilela assinou na manhã desta quarta-feira, 29, convênio com o governo estadual, que vai beneficiar alunos de escolas públicas estaduais e municipais de Aparecida. O Programa “De Olho Na Visão”, em parceria com a Fundação Banco de Olhos, irá oferecer gratuitamente exames oftalmológicos e doação de óculos aos alunos da rede pública.

Para Maguito, prefeito da segunda maior cidade do Estado, a adesão de Aparecida ao programa significa mais qualidade de vida e inclusão social aos alunos que possuem dificuldade de enxergar. “O problema de visão é um incômodo que atrapalha o rendimento escolar”, explica. Segundo ele, além da colaboração dos profissionais de saúde, a Prefeitura contará também com apoio dos professores. “A dificuldade de enxergar pode ser detectada pelos próprios educadores dentro de sala de aula, que poderão orientar os pais”, ressalta.

O objetivo do programa é garantir melhor aproveitamento intelectual dos estudantes e prevê a realização de 110 mil consultas ao todo, distribuição de 65 mil óculos e atendimento a 971 mil alunos de toda rede municipal e estadual de Goiás. Serão disponibilizados R$ 10,3 milhões para a execução do projeto que envolve 245 municípios goianos. Os exames serão realizados a partir de fevereiro deste ano e continuam até novembro, oferecendo testes de acuidade visual para os alunos, daltonismo (incapacidade visual de diferenciar cores) e exames oftalmológicos.

Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde estima que 30% das crianças brasileiras, em idade escolar, apresentam alguma deficiência oftalmológica que prejudica o aprendizado em sala de aula (85% do aprendizado dos alunos se faz por meio da visão). Os estudos comprovaram que problemas na visão podem comprometer em até 40% o nível de aprendizado de crianças e jovens em idade escolar. No entanto, uma parcela pequena desses alunos teve ou tem acesso a algum tipo de avaliação oftalmológica em idade pré-escolar ou escolar. A falta de acesso ocorre em função de dificuldades socioeconômicas da família ou a pequena oferta de serviços especializados.

Os municípios que aderiram ao programa devem oferecer a estrutura física e suporte para comportar os consultórios que serão montados em 70 pontos por todo Estado. “Iremos capacitar nossos profissionais para exames de triagem de problemas visuais, feito isso iremos encaminhar os alunos para consultas oftalmológicas avançadas nos consultórios montados pelo governo estadual”, informa o secretário de Saúde de Aparecida, Paulo Rassi.