Em reunião com lideranças de bairros, prefeito presta contas e ouve reivindicações

9 de maio de 2017

Foto: Fabiano Araújo - Secom

Maguito falou sobre projetos em andamento, vazios urbanos e considerou ano eleitoral como “doze meses em seis”

Aparecida de Goiânia, 30 de janeiro de 2014 – ​O prefeito Maguito Vilela (PMDB) reuniu nesta quarta-feira, 29, secretários, representantes e presidentes de associações de bairros de Aparecida para prestar contas das atividades desenvolvidas pela gestão durante o ano passado e traçar metas e prioridades para o ano de 2014. O prefeito fez pedidos importantes e ouviu as demandas de cada bairro. “Essa é uma reunião de trabalho, planejamento e oportunidades para que todos se manifestem e também para que possamos entender o que está acontecendo e vai acontecer no nosso município nos próximos meses”, ressaltou.

Inicialmente, o prefeito pediu para que todos se aproximassem e fizessem uma espécie de mesa redonda, para dar mais interatividade ao evento. Maguito lembrou que 2014 será um ano muito movimentado devido ao período eleitoral e pediu celeridade no andamento das obras. “Devemos estar preparados desde agora para alcançar nosso objetivos no decorrer do ano. Com as eleições estaduais, vamos ter que avançar muito neste primeiro semestre”, explanou o peemedebista.

Maguito também aproveitou a oportunidade para chamar a atenção de todos quanto ao prazo do recadastramento biométrico que termina no próximo dia 14 de fevereiro. Durante a prestação de contas, o prefeito falou sobre a recente assinatura do contrato com a Caixa para a construção do Hospital Municipal, o primeiro vestibular na UFG de Aparecida em maio e o projeto do PMAT que irá informatizar e modernizar a administração. “Tudo isso não é mais compromisso, nem promessa de campanha, é uma realidade que Aparecida está vivendo”.

A Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Marise Fernandes, participou do encontro com os líderes de bairros e trouxe números importantes. Segundo ela, a Caixa autorizou no ano de 2013 a liberação de R$17 bilhões para o Estado de Goiás. Deste valor, mais de R$1,118 bilhões foram investidos em obras no município de Aparecida. “O papel da Caixa é o papel do desenvolvimento urbano e do crescimento econômico rural. Somos uma grande agente transformadora e ficamos satisfeitos ao ver cidades importantes como Aparecida estarem nesse contexto e aproveitar o que temos para oferecer”, qualificou a superintendente.

Reivindicações

Na segunda parte do encontro, o prefeito e todo o secretariado ouviu os pedidos dos presidentes de associações e representantes de bairros, como o de Regina, diretora de uma creche filantrópica no bairro Itapuã. Ela disse que aguarda uma merendeira e uma agente educativa há dois anos na creche e pediu a ajuda da gestão municipal para solucionar o problema. O Secretário de Educação, Domingos Pereira, se prontificou a resolver o impasse e disse que o convênio com creches beneficentes é uma política desenvolvida desde 2009.

Ao perceber que grande parte das reivindicações estavam relacionadas à construção de CMEIs e/ou UBSs, o prefeito lançou um desafio: “Eu quero aproveitar e pedir para que cada um aqui identifique áreas públicas municipais (APMs) em suas regiões. Na maioria das vezes os recursos estão liberados, mas faltam áreas para que a gente construa CMEIs, creches, UBSs. A prefeitura não vai mais admitir a especulação imobiliária em nosso município e vai comprar, pelo valor venal, terrenos que interessem à gestão e, acima de tudo, à população”, advertiu.

Antes de terminar a reunião, o Secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Rodrigues, explicou que não haverá aumento no valor do IPTU, apenas o reajuste da inflação de 5%. No entanto, o ITU sofrerá um reajuste de 40% para combater a especulação e incentivar o adensamento urbano. “Aparecida possui 140 mil lotes ocupados e 100 mil lotes baldios. Não é justo que 140 mil paguem pelo atraso causado por esses vazios urbanos que travam o crescimento da cidade”, relatou o secretário.

Além da participação de todos os secretários municipais, a reunião contou também com as presença do deputado estadual, Marlúcio Pereira (PTB); do presidente do Conselho das Associações de Moradores de Aparecida de Goiânia (Camap), Claudionor Ferreira dos Santos; presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Mendanha (PMDB) e demais vereadores do município.