Aparecida comemora 53 anos de emancipação com gestão modelo

9 de maio de 2017

Foto: Arquivo Secom

Aparecida de Goiânia, 09 de novembro de 2016 – Aparecida de Goiânia completa 53 anos de Emancipação Política na próxima segunda-feira, 14 de novembro. A cidade, que já concentra quase 600 mil habitantes em uma área territorial de 288,4 mil quilômetros, foi emancipada de Hidrolândia no dia 14 de novembro de 1963, pela Lei Estadual nº 4927. A partir de 1966, passou a ter prefeitos eleitos de forma direta.

Com um período curto de emancipação, Aparecida é uma cidade ainda em amadurecimento. O que não limita, no entanto, o crescimento acelerado que experimenta. Especialmente nos últimos oito anos, a cidade cresceu acima da média nacional, apurou sua vocação para industrialização e está se tornando uma cidade universitária.

O número de empresas saltou de 6.460, em 2008, para 32.094 mil, em 2016, e a cidade é uma das três mais importantes na geração de emprego e renda do Estado, segundos dados do IBGE (2013). Posição resultante de investimentos maciços, que até 2015 chegaram à casa de R$ 1 bilhão em áreas básicas – Saúde, Educação, Infraestrutura, Mobilidade – e que refletem diretamente na economia do município.

Na Educação, Aparecida viu o número de unidades escolares, especialmente para Educação Infantil se multiplicarem com rapidez e qualidade. Em 2009, a população contava com 9 Cmeis. Atualmente são 28 em funcionamento e outros 19 em licitação. A adminsitração também pleiteou campis da UFG, IFG e SENAI, já em funcionamento, e que ampliam as oportunidades de formação superior e técnica ofertadas por UEG, FANAP, Suldamérica, Padrão, entre outras instituições de ensino que já funcionavam no município.

A conquista mais recente foi a implantação da UniRV – Universidade de Rio Verde – que oferecerá em seu campus em Aparecida o curso de Medicina. Juntas, essas instituições oportunizam à população local formação de qualidade na sua própria cidade, além da ampliação dos setores de comércio e serviços, como imobiliário, por exemplo.

Proporcionar esse crescimento econômico, passa pela estruturação completa de uma cidade. E Aparecida entendeu isso. Além da ampliação e melhoria dos serviços públicos, que afetam diretamente a qualidade de vida da população – na Saúde, por exemplo, a administração municipal planejou e está entregando 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital Municipal de Aparecida, que será inaugurado no próximo mês de dezembro, com 220 leitos –  Aparecida aproveita de forma planejada e antecipada sua localização geográfica e o pouco adensamento que ainda ocorre em algumas regiões.

O reflexo mais impactante dessa nova forma de pensar a cidade foi a construção dos Eixos Estruturantes Norte-Sul. Trata-se de quatro eixos viários – ENS01, ENS03, ENS04 e ENS05 – planejados para absorver o aumento de veículos que a cidade receberá nas próximas décadas, que cortam a cidade ligando bairros de Norte a Sul por meio de pistas largas, ininterruptas, que aliam fluidez de trânsito, segurança a pedestres e ciclistas, e paisagismo, visto que são dotadas de ciclofaixas, áreas verdes e uma composição que já prevê a ocupação futura de comércios.

Dos quatro eixos iniciais, dois, ENS03 e ENS05, já foram entregues à população. O ENS01 já teve trânsito parcialmente liberado e será oficialmente inaugurado em dezembro deste ano. O último deles, ENS04, ficará pronto no primeiro semestre do ano que vem. Dando continuidade ao novo modelo de urbanização, a Prefeitura já deu início ao projeto para construção dos Eixos Leste-Oeste.

Não por acaso, Aparecida figurou pela terceira vez consecutiva entre as 25 melhores gestões fiscais do país. Em 2015, foi a 20ª melhor no quesito, conforme apontou a edição 2016 do Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF). Sob a gestão do prefeito Maguito Vilela (PMDB), conseguiu obter o conceito A – IFGF de 0,8180 – e superou, por exemplo, a capital brasileira melhor posicionada, que foi o Rio de Janeiro (RJ) (0,7908), a 28ª melhor gestão no ranking nacional.

O levantamento analisa cinco aspectos das administrações: Receita Própria, Gasto com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida. E a soma desses quesitos em Aparecida de Goiânia mantém a cidade com conceito A, que é a gestão de excelência.

É nesse contexto de equilíbrio fiscal e pleno desenvolvimento, que desafia a crise econômica nacional priorizando gestão planejada e eficiente, que Aparecida comemora 53 anos de emancipação política.

Em função da data comemorativa, que marca o início da independência econômica e política de Aparecida, as repartições públicas municipais, estaduais e federais estarão fechadas em Aparecida na próxima segunda-feira (14). Atendimentos básicos não serão suspensos, portanto, unidades de saúde de urgência e emergência estarão abertas. Em decorrência do feriado nacional de Proclamação da República, comemorado no dia 15, o expediente normal será retomado na quarta-feira (15).