Aparecida inicia na próxima 3ª feira implantação do projeto Agricultura Urbana

Foto: Divulgação/ Regulação Urbana

Aparecida de Goiânia, 26 de fevereiro de 2016 – Dando continuidade ao Programa Especial Proteção de Nascentes, iniciado em setembro do ano passado, a Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Regulação Urbana, lança na próxima terça-feira, 1º de março, às 9 horas, o projeto Agricultura Urbana. O lançamento ocorrerá em uma das três áreas a serem cultivadas, localizada na Rua São Barreto de Aciole Lins Neto, no setor Rosa dos Ventos.

O projeto Agricultura Urbana compõe a segunda etapa do Programa Especial Proteção de Nascentes – realizado em parceria com a Federação da Agricultura, Pecuária de Goiás (Faeg), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária – EMATER – e cujo objetivo geral é promover a recuperação e preservação de áreas ambientais e o incremento de atividades socioeconômicas de forma sustentável.

A primeira etapa dessa parceria, formalizada em setembro de 2016, consistiu no fechamento, identificação e recuperação das áreas de preservação do município, trabalho que continua em andamento, envolvendo diretamente as secretarias de Desenvolvimento Urbano, Regulação Urbana, Meio Ambiente, Defesa Civil, Projetos e Captação de Recursos, Indústria e Comércio, Comunicação e Governo e Integração Institucional.

Já nesta segunda fase, o objetivo é ocupar os espaços urbanos, públicos ou privados, que estão ociosos, abrigando entulhos e servindo principalmente de criadouros para o mosquito Aedes Aegypti. E uma dessas formas de ocupação é a implantação das lavouras.

Iniciativa envolve poder público e população

Para isso, a secretária de Regulação Urbana, Cilene Alves, explica que estão sendo firmadas parcerias com diversas instituições não governamentais e de classes. “Três áreas foram destinadas às lavouras neste primeiro momento: a do setor Rosa dos Ventos, outra no Parque Itamaraty e a terceira no Jardim Belo Horizonte. A primeira será cuidada pelo pessoal do projeto Lapidando Tesouros e as demais por igrejas da região”, informa Cilene, lembrando que a expectativa é estender gradativamente o projeto a outras áreas.

Ao assumir a parceria proposta pelo projeto, as entidades e seus membros passam por uma capacitação oferecida pela Faeg/Senar. Os participantes aprendem a técnica da Hidroponia, que é o cultivo sem o solo, para aproveitamento de outros espaços em suas próprias instituições, escolas e igrejas. O primeiro curso foi ministrado na Diretoria de Parques e Jardins de Aparecida e também capacitou os participantes a realizar o cercamento das áreas a serem cultivadas, entre outras técnicas.

A produção resultante do projeto será destinada ao consumo das próprias entidades responsáveis pelo cultivo e manutenção da área cedida. A contrapartida é o repasse de 10% dessa produção ao Banco de Alimentos do município, para consumo dos trabalhadores municipais, escolas e Cmeis. “Esse projeto contempla diferentes aspectos da cidade. Promove ações sociais, como a ressocialização de pessoas inseridas em iniciativas como a Lapidando Tesouros; promove a limpeza urbana; amplia a qualidade e reduz custos dos alimentos oferecidos à alunos e trabalhadores”, avalia Cilene Alves.

Produção variada e saudável

Inicialmente, o Projeto Agricultura Urbana terá o cultivo de mandioca e feijão de corda. “Mas já temos perspectivas de receber outras sementes da Embrapa, como abóbora e outros alimentos que possam ser cultivados juntamente com o feijão e mandioca, aproveitando ainda mais os terrenos”, explica a secretária, lembrando que a área a ser cultivada no Rosa dos Ventos, por exemplo, tem 2 hectares e meio.

As três lavouras serão iniciadas com a doação de feijão da Embrapa. Também será testado um adubo orgânico, denominado Finus de Micaxistos (FMX), popularmente conhecido como pó de rocha, que foi doado pela Pedreira Araguaia. O FMX atuará corrigindo as propriedades do solo e adubando.

Toda essa ação de implantação da agricultura urbana em Aparecida é coordenada pela secretaria de Regulação Urbana, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano; Emater; Lions Clube, que doou quatro matracas para o plantio; a Aprago, que também cedeu máquinas ao município; e Furnas, que cedeu a área do setor Rosa dos Ventos ao projeto.

Sugestão de Pauta:

Assunto: Aparecida inicia implantação do projeto Agricultura Urbana.

Data: 1º de março de 2016 (terça-feira).

Horário: 9 horas

Local: Área na Rua São Barreto de Aciole Lins Neto – s/nº – Setor Rosa dos Ventos (fica atrás do Postão Aparecida, em frente à sede do projeto Lapidando Tesouros).