Aparecida intensifica combate à dengue com Patrulha da Saúde

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 01 de fevereiro de 2016 – A Patrulha da Saúde chegou até Aparecida de Goiânia nesta segunda-feira (01). O objetivo é reforçar as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue e outras doenças, que já são realizadas no município. O primeiro bairro a receber o serviço é o Bairro Independência, um dos setores que mais registrou focos de criadouros do mosquito. A ação de limpeza urbana se estenderá até o dia 12 de fevereiro. A iniciativa é do governo estadual em parceria com as Prefeituras.

As Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e de Desenvolvimento disponibilizaram para o município cinco caminhões, uma patrola, uma retroescavadeira e uma motoniveladora. O maquinário auxiliará as 50 pessoas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, envolvidas na ação. A secretaria de Desenvolvimento Urbano também está trabalhando com maquinário próprio. Mais cinco caminhões, uma pá mecânica e uma retroescavadeira estão sendo utilizados para agilizar e intensificar a Patrulha da Saúde na cidade.

Os próximos setores que vão receber o serviço são: Cidade Satélite São Luís e Jardim Maria Inês. O serviço vai englobar todos os bairros com alto índice de infestação e focos do mosquito. A ação envolve limpeza de lotes, ilhas, canteiros, roçagem e o recolhimento de entulho e lixo descartados de forma irregular, muitas vezes pelos próprios moradores.

A Patrulha da Saúde foi iniciada junto com o programa “Goiás contra o Aedes” da Secretaria Estadual de Saúde, lançado em dezembro de 2015. O movimento para erradicação do mosquito deve passar por todos os 246 municípios goianos.

Força-tarefa integrada contra a dengue

No dia 5 de dezembro de 2015 o prefeito Maguito Vilela decretou estado de emergência em Aparecida, por conta do aumento do número de casos de dengue na cidade e do início do período chuvoso. A situação criou a necessidade de uma mobilização coletiva, do poder público em parceria com a população, no combate aos criadouros do mosquito transmissor. Pensando nisso, as secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e de Saúde, também intensificaram a força-tarefa contra a proliferação do mosquito.

Em janeiro de 2016, o setor Independência Mansões recebeu mutirão integrado de limpeza urbana. Em 2015, a Secretaria Municipal de Saúde realizou cinco mutirões, que recolheu 250 mil pneus espalhados pela cidade. Durante todo ano, agentes de saúde realizam visitas domiciliares, destruindo focos de criadouro, orientando e conscientizando os moradores.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano também reforçou as ações de combate ao mosquito, entretanto, o secretário Rodrigo Caldas também ressalta que sem a colaboração da população, a luta contra o mosquito pode ficar comprometida. “Desde dezembro de 2015 nossas equipes já estiveram em 30 bairros, fazendo o serviço de limpeza urbana em lotes baldios com pá mecânica, retroescavadeira e caminhões caçamba. Esse serviço não diminui, porque a população continua descartando lixo de forma irregular”, destaca o secretário.

Segundo Rodrigo Caldas, as equipes de coleta recolhem 400 toneladas de lixo e 5 mil toneladas de entulho por dia em Aparecida. “A população precisa ajudar a diminuir a quantidade de resíduos sólidos, tentar acondicionar e destinar de forma correta. Muitas pessoas descartam entulhos e lixo nas ruas ou em lotes baldios, dificultando nosso trabalho e facilitando a proliferação de criadouros do mosquito”, alerta o secretário.

População de Aparecida pode solicitar recolhimento de objetos usados

Para auxiliar os moradores, mesmo não sendo uma atribuição do poder público o recolhimento de objetos usados, como sofás, guarda-roupa ou geladeira, a Prefeitura de Aparecida criou o serviço Disque Busca pelo telefone 3545-9969. A ferramenta foi lançada em 2013, junto com a campanha “Aparecida é sua casa, quem mora cuida”.

Por meio Disque busca, o cidadão pode agendar dia e horário para que uma equipe da Prefeitura recolha o objeto que a pessoa não quer mais em sua casa, evitando que sejam depositados em lotes, margens de córregos, canteiros e até nas ruas. “O serviço é uma opção gratuita que o morador possui e muitos ainda não sabem”, frisa Rodrigo Caldas.