Aparecida realiza campanha de combate à Hanseníase nesta terça, 31

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Ministério da Saúde

Aparecida de Goiânia, 30 de janeiro de 2016 – A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Epidemiologia e Vigilância Ambiental, realiza nesta terça-feira (31), campanha de conscientização e combate à Hanseníase. Lembrado todos os anos no último domingo de janeiro, o Dia Mundial e Nacional de Combate à Hanseníase reforça o compromisso em erradicar a doença, promover o diagnóstico e o tratamento precoce, difundir informações e desfazer o preconceito.

O evento será na Praça da Família, das 8h30 às 12h. Será realizado entrega de material educativo e atendimento à população para diagnosticar casos novos de hanseníase (pessoas que apresentarem algum dos sintomas da doença). O micro-ônibus do Centro de Testagem e Aconselhamento, também vai estar disponível no local, e contará com uma equipe para orientar e atender à população que procurarem o serviço de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite.

Os casos com suspeita de Hanseníase e que apresentarem sinais e sintomas clínicos positivos para a doença, serão encaminhados para a unidade de saúde de referência de tratamento e acompanhamento para hanseníase, o Cais Nova Era. Será também disponibilizado a todas as Unidades de Saúde cartazes com informações pertinentes a doença afim de que os profissionais possam realizar todas as orientações necessárias à população.

“Ressaltamos que todas as Unidades de Saúde do município podem realizar a avaliação de pessoas com suspeita de hanseníase. Toda pessoa que apresentar manchas na pele com dormência, é possível tratar e curar, basta procurar uma Unidade de Saúde para ser avaliado”, explicou a diretora de Epidemiologia e Vigilância Ambiental, Renata Cordeiro.

A análise dos indicadores epidemiológicos da Hanseníase no município mostra que foram registrados 1.361 casos, de 2010 a 2016 em Aparecida. “Por ser uma doença que tem tratamento e cura, o diagnóstico e o tratamento em tempo oportuno pode influenciar bastante na cura do paciente”, salientou a diretora.

A doença

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etiológico é o Mycobacterium Leprae. Os principais sinais e sintomas são: manchas esbranquiçadas avermelhadas na pele com diminuição ou perda da sensibilidade ao toque ou calor; sensação de picadas e agulhadas na pele; queda de pelos nos locais das manchas; dormência em dedos da mão ou pés; engrossamento e dor nos nervos dos braços, pernas e pés; fraqueza das mãos e dos pés e caroços ou inchaços no rosto, orelhas ou nas mãos.

O tratamento do paciente com hanseníase é feito com um combinado de medicamentos antibióticos, além de reabilitação física e psicossocial nos casos mais graves. Existem medicamentos diferentes, utilizados de acordo com o grau e a forma da doença e todos são distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: Aparecidas realiza Campanha contra Hanseníase nesta terça, 31

Data: 31 de janeiro de 2017, terça-feira.

Horário: 8h30 às 12h.

Local: Praça da Família, Avenida Independência – Aparecida de Goiânia.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)