Aparecida realiza I Caminhada de Conscientização da Não Violência contra a Pessoa Idosa

Foto: Ministério da Saúde

Aparecida de Goiânia, 14 de junho de 2016 – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta quarta-feira (15), a partir das 8 horas, a I Caminhada de Conscientização da Não Violência contra a Pessoa Idosa. A concentração da caminhada será na Praça da Matriz e seguirá em direção ao Parque da Família. O objetivo do evento é mobilizar a população sobre a importância de se prevenir a violência, além de divulgar contatos e serviços de apoio à pessoa idosa, como disque 100.

A caminhada acontece em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) como dia 15 de junho. A iniciativa é da SMS, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e da Secretaria Municipal de Assistência Social. Confira abaixo programação completa do evento.

“A violência contra a pessoa idosa não pode ser vista e nem aceita como normal. Precisamos nos indignar e combater posturas violentas, que geram violações de direitos humanos. Precisamos ainda trabalhar intensamente na prevenção da violência, na identificação e no encaminhamento correto dos casos e no cumprimento das leis, a fim de garantir o envelhecimento da população de forma saudável, tranquila e com dignidade”, explica a coordenadora da Pessoa Idosa da SMS, Bruna Aniele Cota.

No Brasil, existem quase 20 milhões de pessoas idosas. Isso representa 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). As projeções nacionais apontam que em 40 anos o percentual de pessoas idosas deve triplicar, aproximando-se de 29,7% da população. De acordo com o IBGE, é possível que em 2050 haja duas vezes mais idosos do que crianças no Brasil.

Em Aparecida de Goiânia, segundo dados do IBGE (2010), a população idosa era de 27.624 individuos. Ou seja, considerando a data da úlima pesquisa, é provável que esse número tenha aumentado, por isso, é fundamental que essa população receba assistência integral, garantindo bem estar e saúde.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: I Caminhada de Conscientização da Não Violência contra a Pessoa Idosa

Data: 15 de junho de 2016, quarta-feira

Local: Concentração na Praça da Matriz, Centro

8h – Concentração e acolhimento (praça matriz).

Apresentação do Coral Melhor Idade da Vila Brasília

8h30m – Inicio da Caminhada

9h – 9h30 – Chegada à Praça da Família

9h30 –10h – Solenidade

10h30 – Café da manhã

10h30 – Atividade recreativa para os idosos supervisionada por um educador físico; apresentações culturais; blitz educativa.