Aparecida recebe micro-ônibus equipado com câmeras para enfrentar o crack

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Programa ‘Crack, é possível vencer’ destinou também dois carros e duas motos

Aparecida de Goiânia, 20 de novembro de 2014 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), entregounesta quinta-feira, 20, à Guarda Civil Municipal (GCM), um micro-ônibus equipado com câmeras, monitores e antena, dois novos veículos e duas motos XRE-300 para ajudar a corporação no combate ao crack e outras drogas. A aquisição foi realizada por meio do programa “Crack, é possível vencer”, coordenado pelo Ministério da Justiça. O trabalho será desenvolvido de forma integrada pela secretarias de Defesa Social e Guarda Civil Municipal e Saúde. “Sempre afirmei que o Crack é o mal do século e essa parceria é importante para ajudar no enfrentamento deste mal”, afirmou Maguito.

O micro-ônibus, adaptado com consultório ambulatorial, é uma base móvel de videomonitoramento para identificar as ações de policiamento os locais de venda e consumo de crack e outras drogas. Também serão utilizados dois veículos de passeio e duas motocicletas. O pequeno centro de comando e controle dará suporte tecnológico aos profissionais de segurança pública que acompanham as imagens de câmeras de monitoramento fixadas em pontos de maior vulnerabilidade.

Três são os eixos em que atuam o programa: cuidado, autoridade e prevenção. A Secretaria de Defesa Social atua no eixo da autoridade e concentrará forças no enfrentamento ao crime organizado de tráfico de drogas, contanto com a participação de 45 guardas municipais treinados para esse fim. Também participarão profissionais da área de saúde e de assistência social, realizando um trabalho integrado para garantir os direitos do usuário de crack.

“Dentro desses três aspectos, o programa integra vários grupos sociais, trabalhando, simultaneamente, na prevenção, no combate, na reabilitação e na reintegração social”, enfatizou o secretário de Defesa Social e Guarda Civil, Sargento Jonas Cachoeira. O programa “Crack, é possível vencer” foi lançado, em 2011, pela presidenta Dilma Rousseff, e, em agosto de 2013, recebeu a adesão dos 27 estados brasileiros. Seu principal objetivo é atuar na prevenção e enfrentamento ao uso do crack, por meio do cuidado integral ao usuário.

Recentemente, o Ministério da Saúde reconheceu que Aparecida é referência no enfrentamento ao crack e outras drogas em função da implantação do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e Consultório de Rua. Além de mais três CAPS infanto-juvenil.

SMTA recebe reforço de novos veículos

Na ocasião também foram entregues três viaturas e 10 motos à SMTA, que irão reforçar o efetivo de fiscalização no município. O recurso é oriundo do Fundo Municipal de Trânsito, sendo de R$ 210 mil para as motos XRE- 300 e R$ 128 mil e 400 para as Saveiros adquiridas, totalizando R$ 238 mil E 400 reais.  “Quando assumimos a SMTA apenas quatro motos rodavam toda a cidade. Hoje já contamos com 10 motocicletas, duas viaturas e agora iremos totalizar 20 motos e cinco viaturas servindo o cidadão aparecidense na fiscalização e engenharia de tráfego”, explicou o superintendente da SMTA, Valdemir Souto. Na próxima semana, a SMTA irá adquirir uma ITH 2/100 que será utilizada na demarcação viária horizontal do município. O equipamento é indicado para pinturas de faixas em ruas, rodovias e estradas vicinais.

A solenidade de entrega dos veículos contou com as presenças dos secretários Adriano Montovani (Trabalho), Afonso Boaventura (Planejamento), André Luis (Controle Interno), Raul Coutinho (Licitação e Compras), Domingos Pereira (Educação), Marcos Alberto (Indústria e Comércio), Marinho Resende (Procon), Mário Vilela (Infraestrutura), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Ronnie Barbosa (Habitação), Tarcisio Francisco (Procuradoria), Valéria Peterssen (Projetos) e Vilmar Mariano(Esporte), além de vereadores e representantes da Guarda e SMTA.