Audiência Pública discutirá criação de Área Especial para implantação do Aeródromo Executivo

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 16 de novembro de 2016 – A Prefeitura de Aparecida de Goiânia acaba de publicar em seu Diário Oficial Eletrônico (DOE) o edital de convocação para a audiência pública que irá apresentar e discutir a necessidade de criação de uma Área Especial de Interesse Urbanístico (AEIU). A audiência será realizada às 17h30 do dia 16 de dezembro na Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG). Criação da AEIU viabilizará implantação do Aeródromo Executivo em consonância com o Plano Diretor do município.

O aeródromo será uma espécie de hub (eixo) operacional que propiciará o desafogamento do Aeroporto Santa Genoveva. Desta forma a pista do aeroporto da capital poderá se destinar totalmente à aviação comercial. Segundo o secretário de Governo e Integração Institucional, Euler de Morais, a convocação é voltada a representantes de associações, entidades representativas, autoridades e membros da comunidade em geral. Ele explica ainda que a Audiência Pública é uma realização em conjunto das secretarias de Planejamento e de Regulação Urbana.

O Aeródromo Executivo é um antigo sonho dos empresários locais.  Ele finalizará o ciclo logístico de Aparecida, tornando a cidade ainda mais atrativa para empresários e industriais que queiram se instalar no município. O projeto abrange um sítio portuário de 150 hectares. O empreendimento será totalmente realizado com capital privado, sob orientação da administração municipal. Ao todo estão previstos cerca de R$ 30 milhões em investimentos. O projeto prevê a construção de um parque de manutenção e uma garagem com capacidade de abrigar toda frota goiana, considerada uma das quatro maiores do país em capacidade de manutenção.

A construção do Aeródromo Executivo de Aparecida de Goiânia foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no dia 20 de março de 2013. Na época as cidades de Hidrolândia e Senador Canedo também estavam no pleito,. No entanto a medida autorizava apenas a construção, eram necessários outros requisitos, como o licenciamento ambiental e a aprovação do uso do solo e zoneamento urbano. Ao final da obra o município encaminhará à Anac um Termo de Notificação do término da obra, juntamente com o pedido de inscrição no cadastro de aeródromos para que o órgão providencie de imediato a abertura ao tráfego aéreo no novo aeroporto.