Equipamentos de fiscalização serão instalados para garantir trânsito seguro em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Jhonney Macena - Secom

Aparecida, 16 de novembro de 2015 – A Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida de Goiânia (SMTA) iniciou, no dia 9 de novembro, a instalação de radares, fotossensores e lombadas eletrônicas com o objetivo de prevenir infrações e reduzir o número de acidentes, ocorridos principalmente nos cruzamentos da cidade, ocasionando grande despesa também para a Saúde do município.

Ao todo, serão instalados 85 equipamentos em toda a cidade. Três já estão em funcionamento, em caráter de testes, na Avenida Perimetral, região central de Aparecida, próximo ao Fórum; e outro no cruzamento entre as avenidas São Paulo e Rudá, no setor Vila Brasília. “Por enquanto os equipamentos estão em avaliação, o que faz parte do processo de instalação. Sendo aprovados, será emitida a ordem de serviço para instalação dos demais”, explicou o superintendente, Valdemir Souto.

Os 85 aparelhos de fiscalização serão colocados em todos os cruzamentos com semáforos da cidade e em pontos considerados críticos, onde os levantamentos técnicos da equipe de engenharia da SMTA indiquem necessidade. A instalação definitiva dos radares, lombadas e fotossensores será feita após o período de testes, em dezembro, de forma gradativa. A partir daí, as notificações aos motoristas infratores já serão realizadas.

“A instalação destes equipamentos é o único mecanismo que temos para fiscalizar e autuar o motorista que excede a velocidade ou avança o sinal, colocando a vida dele e de outras pessoas em risco. É preciso comprovar o excesso de velocidade para qualquer medida e o agente não pode fazer essa medição à olho nu.”, ressalta Valdemir Souto.

Para a implantação dos aparelhos em Aparecida, a Prefeitura, por meio da SMTA, realizou uma licitação, que foi dividida em lotes. Duas empresas venceram e ficarão encarregadas inclusive da manutenção de todos os equipamentos. O município também tem uma carência de oito meses para começar a pagar o aluguel dos equipamentos previstos nos contratos, que tem duração de 60 meses.

REDUÇÃO DE ACIDENTES – A eficiência dos equipamentos de fiscalização, como os que serão instalados em Aparecida de Goiânia, foi atestada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que afirma que a redução no número de acidentes nos pontos onde são instalados é de 60% em média.