Aulas na rede municipal de ensino começam na próxima 2ª feira

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 27 de janeiro de 2016 – Cerca de 35 mil alunos das 59 escolas municipais, e 19 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) voltam às aulas na próxima segunda-feira, 1° de fevereiro, em Aparecida de Goiânia, mas, segundo o secretário de Educação, Domingos Pereira, embora o prazo inicial para matrículas tenha sido estabelecido de 5 a 15 de janeiro, os alunos que não conseguiram efetuar suas inscrições para o ensino fundamental ainda podem fazer a solicitação de vagas, também a partir de segunda-feira, pelo site da prefeitura: www.aparecida.go.gov.br. O serviço de telematrícula já foi desativado.

“Ainda existem cerca de 2,5 mil vagas disponíveis para o Ensino Fundamental. Além disso, ainda estamos formando o cadastro de reservas para Educação Infantil, que até o momento possui 3,5 mil crianças cadastradas”, justificou o secretário de Educação Domingos Pereira. Ao todo foram disponibilizadas 11.883 vagas para alunos novatos, sendo 10.083 para ensino fundamental, de 1º ao 9º ano, e 1.800 para alunos da Educação Infantil, que atende crianças de zero a cinco anos.

Para Educação Infantil, a SME esclarece que até julho está prevista a entrega de nove novas unidades e outras 22 até o final do ano, zerando assim a demanda do município para a Educação Infantil. “Com a migração natural de crianças dos Cmeis para o Ensino Fundamental e com os novos Cmeis, o déficit para Educação Infantil do município já foi reduzido em pelo menos 30%”, frisou o secretário. Com a entrega gradativa das novas unidades em construção, o município criará mais de 5 mil novas vagas, possibilitando o atendimento de todas as crianças e a formação de novas vagas”.

KITS ESCOLARES – Assim que ingressarem na rede municipal de ensino fundamental, os alunos novatos receberão kits escolares, com uniforme, cadernos, lápis, borracha e caneta. A entrega simbólica acontecerá na quarta-feira, 03, às 09 horas, na Escola Municipal Vinovita Guimarães da Silva e, após isso, essa entrega será coordenada por cada escola que deve fazer um levantamento da quantidade de alunos novatos e informar à SME para o repasse dos kits.

No ano passado, 33 mil kits foram entregues nas escolas, conforme a faixa etária dos alunos. Do 1º ao 5º ano, os kits continham quatro cadernos personalizados de capa dura, seis lápis pretos, dois apontadores, quatro borrachas, dois tubos de cola escolar, uma régua escolar, uma caixa de lápis de cor, uma tesoura sem ponta, um estojo e uma caixa de canetinhas hidrográficas coloridas. Aos alunos do 6º ao 9º ano, foram entregues os mesmos kits, acrescidos de um caderno universitário, um blister de caneta esferográfica e um frasco de corretivo líquido. “A preocupação da administração é oferecer todas as condições para o aprendizado dos nossos alunos, incluindo um ambiente escolar adequado, seguro, com alimentação balanceada”, destacou Domingos.