Em Aparecida, 60% da população do grupo de risco já recebeu vacina contra H1N1

9 de maio de 2017

Foto: Ana Clara Dias - SMS

Aparecida de Goiânia, 27 de abril de 2016 – Cerca de 60% da população correspondente ao grupo de risco, preconizado pelo Ministério da Saúde, já recebeu a vacina contra H1N1 em Aparecida. A informação é da coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Renata Cordeiro, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (27), na Maternidade Marlene Teixeira.

Em virtude da antecipação da campanha, o município não fará o dia D de vacinação, que estava previsto para o dia 30 de abril. “Como já vacinamos pouco mais de 60% da nossa população de 84 mil pessoas, que pertencem ao grupo de risco, não há necessidade do dia D. O que faremos é dar continuidade a vacinação. A partir de segunda as doses estarão disponíveis novamente nas unidades”, esclareceu a Renata Cordeiro.

Ainda segundo a coordenadora, não há atrasos nem falta de vacinas em Aparecida. “Estamos seguindo o cronograma definido pelo Ministério da Saúde. Por conta da antecipação das doses houve um período de interrupção da vacinação até o envio de mais vacinas por parte do ministério. Vamos receber as próximas doses dentro do prazo previsto pela União”, completou Renata.

Para o coordenador médico da Secretaria Municipal de Saúde, Francisco Porto, não há motivos para a população se desesperar. “Não vivemos uma situação de epidemia ou surto, como outros municípios do Estado. Aparecida possui uma população de 550 mil habitantes e tivemos apenas 7 casos confirmados até agora. Isso significa que vivemos uma endemia, ou seja, o vírus está circulando antes da época prevista, que seria junho e julho. Por isso houve a antecipação da campanha”, ressaltou Francisco.

As unidades de saúde da cidade estão preparadas para atender pacientes com suspeitas de H1N1 e oferece tratamento adequado. Não há até o momento registros de óbitos por H1N1 no município. “Os sete casos confirmados estão dentro da expectativa epidemiológica do município. Por isso palavra epidemia causa temor na população e, consequentemente, tumulto e filas nas nossas unidades. É importante que a população do grupo de risco procure a vacina, mas com tranquilidade, já que receberemos doses para todas as pessoas pertencentes a esse grupo”, salientou o coordenador médico.

A vacinação foi iniciada em Aparecida no dia 11 de abril, antecipando o dia D da campanha, que estava programada para o dia 30 de abril. O município recebeu, inicialmente, do Ministério da Saúde, 51 mil doses da vacina. Nesta semana chegaram mais 17 mil doses e na próxima a SMS deve receber mais 6 mil doses para dar continuidade a campanha de vacinação. “O restante das vacinas está previsto para os dias 9 a 13 de maio. Portanto conseguiremos cobertura suficiente para nossa população de risco”, concluiu Renata Cordeiro.

A União repassa as doses para os Estados, que distribui para os municípios. As vacinas são trivalentes, ou seja, protegem contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza tipo B. O grupo de risco também é preconizado pelo Ministério da Saúde.

Postos de vacinação e grupo de risco

A prioridade da vacinação é para grupos de riscos, que envolvem profissionais de saúde, gestantes, idosos, crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos, portadores de doenças crônicas, obesos, população indígena, mulheres no período pós-parto (até 45 dias após o parto), adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e população carcerária. Segundo a SMS essas pessoas são mais susceptíveis a contrair os vírus, e pela vulnerabilidade, são mais propensas a óbito.

A vacina está disponível em 31 unidades de saúde do município. São elas: Unidades Básicas de Saúde Andrade Reis, Jardim Riviera, Independência Mansões, Jardim Florença, Vila Delfiori, Jardim Tiradentes (equipe 6 e 8), Campos Elísios, Mansões Paraíso, Veiga Jardim, Pontal Sul (equipe 15), Papillon Park, Retiro do Bosque, Nova Olinda, Rosa dos Ventos, Vila São Pedro, Jardim dos Buritis, Santa Luzia, Jardim Olímpico, Parque Trindade, Jardim Bela Vista, Jardim Paraíso, Cândido de Queiroz, Bairro Independência, Caraíbas, Bandeirantes, Alto Paraíso, Madre Germana e Jardim dos Ipês.

A Maternidade Marlene Teixeira, Cais Colina Azul, Cais Nova Era e o Centro de Atendimento Ambulatorial (antigo Pronto Socorro) também oferecem a vacina. É importante lembrar que o novo horário de funcionamento das UBSs é das 8h às 17h e o horário ambulatorial das demais unidades é das 8h às 17h30, de segunda a sexta.