Movimento Maio Amarelo arrecada assentos veiculares para crianças

9 de maio de 2017

Foto: Ana Clara Dias - SMS

Aparecida de Goiânia, 28 de abril de 2016 – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG) promovem a partir do dia 1° de maio o “Movimento Maio Amarelo – Atenção Pela Vida” no município. A mobilização em Aparecida vai arrecadar assentos veiculares para crianças, que serão doados posteriormente para pacientes da Maternidade Marlene Teixeira. O Maio Amarelo se estenderá até o dia 31. A proposta da ação é sensibilizar a população sobre a violência no trânsito, com foco para a importância do uso da cadeirinha veicular.

Interessados em ajudar podem fazer a doação de cadeirinhas infantis, bebê conforto ou assentos de elevação em algum dos três pontos da campanha no município (ver abaixo lista de endereços). O objetivo é mobilizar órgãos públicos e sociedade, em prol de um trânsito mais seguro e prevenir acidentes, principalmente envolvendo crianças.

“Após a campanha, a distribuição será realizada por meio de cadastro das famílias que são acompanhadas na maternidade. Caso o número de assentos arrecadados seja pequeno, faremos um sorteio entre mulheres que participam do grupo de gestantes da unidade”, explica a coordenadora do Programa de Prevenção às Violências e Promoção de Saúde da Vigilância Epidemiológica, Paula dos Santos.

O evento é uma parceria da Prefeitura de Aparecida, Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA), com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), Detran/GO, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Instituto Federal de Goiás (IFG), Prefeitura de Goiânia, Governo de Goiás e outros. A entrega dos assentos será no dia 31 de maio.

É importante destacar que todas as cadeiras e assentos serão avaliados pela SMTA e departamento de trânsito de Goiás para verificar questões de segurança e uso.  De acordo com o DPVAT, em 2015, foram pagas 8.022 indenizações por invalidez a crianças de 0 a 7 anos, pelo fato de o condutor não observar e respeitar a regra de proibição de passageiro menor de 7 anos em veículos de duas ou três rodas e a falta de utilização dos equipamentos obrigatórios para veículos de quatro rodas.

Faça parte do movimento #eusou+1 por um trânsito mais humano

O Maio Amarelo chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento, que é internacional, é coordenar ações entre o Poder Público e a sociedade civil, colocando em pauta o tema segurança viária e mobilizar para a causa toda a população e demais segmentos como empresas, entidades de classe, associações, federações.

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o Maio Amarelo estimula a promoção de atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão no trânsito.

O amarelo remete a cor do semáforo de atenção. Ou seja, o movimento chama a atenção da sociedade para tratar os acidentes de trânsito como uma epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da vida.

Vale ressaltar que o Maio Amarelo, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço em suas ações de conscientização no mês de maio e durante o ano todo. Para mais informações acesse o site oficial do movimento www.maioamarelo.com.br

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: Campanha “Maio Amarelo – Atenção pela Vida” arrecada assentos veiculares para crianças

Data: 1° a 31 de maio

Postos de doação:

SAMU – Avenida Major Manoel da Silva Brandão, Veiga Jardim.

AMAG – Avenida Barão do Rio Branco, Qd. 34, Jardim Nova Era.

SMTA – Avenida Padre Marcelino Champagnat, esquina com a Rua Luiz Antônio, Qd. D, Lt. 13, Village Garavelo.