Gestores das unidades de urgência participam de roda de conversa sobre gestão participativa no SUS

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Ana Clara Dias - SMS

Aparecida de Goiânia, 16 de junho de 2016 – Os gestores gerais e técnicos das quatro unidades de urgência de Aparecida participaram na manhã desta quinta-feira (16) de roda de conversa com o tema “Gestão do SUS: uma construção coletiva”. A roda foi conduzida pelo apoiador da Política Nacional de Humanização, do Ministério da Saúde, Jamison Nascimento. O evento foi realizado na Escola de Saúde Pública, que fica na Vila Brasília.

O objetivo da roda de conversa foi propor mudanças no modelo tradicional de gestão. “Todos dentro do SUS são gestores do seu próprio trabalho, por isso precisamos superar regras pré-estabelecidas, além desse modelo de gestão pautada na submissão, que encara o sujeito como objeto e não leva em consideração a subjetividade dos funcionários e a construção do trabalho coletivo”, explicou Jamison.

A Roda de conversa contou ainda com atividades em grupo e debates sobre principais dificuldades e demandas na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Para a coordenadora de Atenção às Urgências da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Amanda Melo e Santos, em Aparecida a equipe da SMS já está tentando desenvolver um trabalho de gestão participativa. “Coordenadores e psicólogos vão até as unidades conversar com os funcionários, ouvir as demandas, escutar tudo que eles têm para nos dizer e, com isso, pensar em melhorias que podem ser executadas”, pontuou.

Para Jamison Nascimento, os resultados de uma gestão participativa são positivos e refletem diretamente na melhoria das relações de trabalho e no atendimento aos usuários do SUS. “Incluir como resultados a produção de sujeitos, funcionários e usuários é uma das propostas da gestão participativa. Nesse modelo de gestão funcionários se sentem parte essencial da administração, o diálogo melhora as condições de trabalho, o que reflete também no acolhimento dos pacientes”, reiterou o apoiador do Ministério da Saúde.

Segundo a psicóloga da Humanização, da secretaria de Saúde, Emília Guaritá, a SMS possui um psicólogo em cada unidade que busca junto com os demais funcionários melhorar as relações, os processos de trabalho e a comunicação interna. Essas ações tem ajudado a colocar em prática as propostas da gestão participativa”, acrescentou a psicóloga.

Uma próxima reunião foi pré-agendada para o dia 30 de junho, com Jamison Nascimento, novamente na Escola de Saúde Pública. O objetivo é que os gestores levem propostas para colocar a gestão participativa em prática e também discutir outras demandas relacionadas a Política Nacional de Humanização nas unidades.

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)