Há um ano do fim da gestão, Maguito mantém agenda positiva em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 23 de novembro de 2015 – Preocupado com o desenvolvimento socioeconômico de Aparecida e há pouco mais de um ano do final da gestão, o prefeito Maguito Vilela entregou mais de 20 obras só de setembro a novembro deste ano. Apesar de não ser candidato à reeleição, Maguito afirma que dará continuidade a extensa agenda de inaugurações no município e, por isso, terá participação ativa até o fim do seu mandato, no dia 31 de dezembro de 2016.

Em setembro deste ano, o prefeito Maguito Vilela entregou à população de Aparecida cinco novas praças. Uma no setor Expansul, no Jardim Tropical, no Jardim Helvécia, Mansões Paraíso e o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) do Parque Flamboyant. O município de Aparecida de Goiânia, foi o único no estado de Goiás contemplado com dois CEUs das Artes – Centros de Artes e Esportes Unificados. As cidades de Goiânia, Anápolis e Jataí receberam um CEU cada uma.

Ainda pensando na qualidade de vida e bem-estar dos aparecidenses, nesse segundo semestre de 2015, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Maguito iniciou um projeto que pretende levar academias abertas a todas as regiões da cidade. Nos últimos dias já foram entregues sete academias abertas nos setores Jardim Florença, Jardim Luz, Nova Cidade, Independência Mansões, Jardim Tropical, Vila Brasília, Mansões Paraíso e Centro.

Durante a gestão do prefeito Maguito Vilela, que se iniciou em 2009, foram entregues mais de 60 praças e 24 academias abertas. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, até o final de 2015, 35 academias serão entregues, ou seja, ainda neste ano, mais 11 bairros receberão o benefício. A expectativa de Maguito é que a lista chegue a 50 academias em 2016.

Reestruturação da educação básica

A educação de Aparecida foi eleita prioridade na atual gestão. Quando Maguito Vilela assumiu a administração municipal, em 2009, a cidade contava apenas com 9 Centros de Educação Infantil, apesar dos seus quase 90 anos de história. Em apenas sete anos Maguito já entregou 10 Cmeis, elevando para 19 o número de unidades existentes no município.

O projeto de Reestruturação da Educação Básica foi implantando por Maguito em parceria com o governo federal, por meio do Pró-Infância. Em 2012, a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou a construção de 36 Cmeis só em Aparecida.

Só nos últimos três meses a Secretaria de Educação (SME) entregou seis Centros Municipais de Educação Infantil nos setores Jardim Bonança, Vila Delfiori, Santo André, Maranata, Brasicon e Andrade Reis. Os Cmeis do Pappillon Park, Serra Dourada, Garavelo e Tiradentes completam a lista das 10 unidades inauguradas. Os 26 Cmeis que ainda não foram entregues estão em fase final de construção ou em processo de aquisição de mobiliário e formação de equipe profissional. Até 2016, todos terão sido inaugurados.

Além da educação infantil, todas as escolas municipais foram reformadas e ampliadas. Além disso, as unidades estão recebendo quadras poliesportivas cobertas. Já foram inauguradas 23. De acordo com Maguito, todas as escolas municipais que possuem local para construção do espaço recreativo receberão o benefício, que atende não só os alunos, mas toda a comunidade, que passa a contar com um espaço público aberto à realização de reuniões, atividades religiosas e comemorações.

Programa Asfalto Para Todos

Outra bandeira da atual administração é a pavimentação asfáltica. Em outubro deste ano as obras de pavimentação dos bairros Jardim Florença e Itapuã foram lançadas pela Prefeitura de Aparecida. Sabendo que o asfalto contribui para a melhoria da qualidade de vida e do saneamento básico da população, Maguito Vilela também implantou em Aparecida o programa Asfalto Para Todos.

De 2009 até os dias atuais, mais de 110 bairros de Aparecida foram asfaltados ou estão recebendo pavimentação. Isso significa que quase a metade da população de Aparecida recebeu o benefício durante a gestão do prefeito Maguito Vilela, levando em conta que o município possui 243 bairros.

Mais Saúde

Com a área da saúde não poderia ser diferente. A atual administração revolucionou a saúde pública de Aparecida. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) construídas em Aparecida tem estrutura padrão. Todas são de porte III, ou seja, estão equipadas para receber três equipes de Saúde da Família. Cada uma dessas equipes é composta por um clínico geral, um pediatra, um odontólogo, enfermeiro e técnico em enfermagem. Cada unidade também conta com corpo administrativo e auxiliares de serviços gerais.

São 14 UBS’s em funcionamento atualmente e outras 14 já tiveram ordem de serviço assinadas. Essas devem ser entregues até o final de 2016. Para complementar o atendimento à população, duas Unidades de Pronto Atendimento 24h (UPA 24h) de alta complexidade foram entregues, no setor Brasicon e Buriti Sereno. Outra UPA 24h está em construção no Parque Flamboyant.

Política integrada e planejada

Todas essas ações contemplam e integram as principais áreas de atuação da administração municipal na cidade: Saúde; Educação; Infraestrutura; Mobilidade Urbana e qualidade de vida. Com uma gestão que planeja desenvolvimento responsável e coloca a população em primeiro lugar, o resultado não poderia ser diferente. Aparecida ocupa hoje uma posição de destaque estadual e nacional.

Aparecida, há muito tempo, deixou de ser cidade dormitório para se transformar em uma cidade universitária e industrial. O município abriga hoje várias empresas nos distritos industriais, que geram milhares de empregos diretos e indiretos. Tudo isso é fruto de um trabalho desenvolvido entre a Prefeitura, o Governo Estadual e o Governo federal.