Maguito e Marconi inauguram nova iluminação da BR-153

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Aparecida de Goiânia, 30 de maio de 2014 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), e o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), participaram da inauguração do novo sistema de iluminação da BR-153. O trecho abrange 28 quilômetros de perímetro urbano entre o condomínio Aldeia do Vale em Goiânia e o Postão de Aparecida. Foram instaladas 1.187 iluminárias de 400 watts em 646 postes, utilizando cerca de 58 mil metros de cabos, além de 39 transformadores. “Esta é uma obra que vai salvar muitas vidas” – lembra o prefeito.

O custo da obra, de cerca de R$ 5 milhões, foi todo bancado pelo Governo do Estado de Goiás. “Apenas para se ter uma ideia de o quanto este trecho era perigoso vale lembrar que, desde quando assumi, três funcionários nossos da prefeitura tiveram óbito em decorrência de acidentes nesta rodovia. E estamos falando apenas do nosso quadro de servidores. Imagine quantas famílias não tiveram seus destinos alterados pela periculosidade deste trecho. Portanto trata-se de um belo gesto do governador Marconi Perillo, principalmente por se tratar de uma rodovia federal, sob jurisdição do DNIT” – lembra Maguito Vilela.

A cerimônia aconteceu no pátio da Cotril Máquinas e Equipamentos e contou com a presença de diversas autoridades. O governador Marconi Perillo lembrou que a ação é resultado da boa parceria que tem com o prefeito Maguito e aproveitou para anunciar uma nova obra na cidade. “Nós iremos construir a pista paralela à BR-153 que vai completar o Anel Viário de Aparecida. Esta é uma atribuição do DNIT mas, como sabemos da importância desta obra, iremos nos adiantar para fazê-la o quanto antes” – prometeu Marconi.

O evento contou com a presença do vice-governador José Eliton (DEM), do presidente da Agencia Goiana de Transportes e Obras (Agetop), Jayme Rincon, do secretário de Segurança Pública de Goiás, Joaquim Mesquita, dos deputados federais Vilmar Rocha (PSD) e João Campos (PSDB), os deputados estaduais Marlúcio Pereira (PTB), Túlio Isac (PSDB) e Ademir Menezes (PSD); além do presidente da Câmara Municipal, Gustavo Mendanha (PMDB), do vice-prefeito, Ozair José (PT), e os secretários Euler de Morais (Governo), Rodrigo Caldas (Desenvolvimento Urbano), Fábio Camargo (Meio Ambiente) e Ozéias Laurentino Jr. (Comunicação).

“Esta parceria realmente é sinal de modernidade no jeito de se fazer política em Goiás. Inclusive, apesar desta obra ser resultado de mobilização minha, faço questão de ressaltar que o pedido vem de longa data. Portanto todos os outros prefeitos anteriores a mim também devem ser lembrados. Temos muito o que agradecer ao governador Marconi Perillo e também ao Governo Federal, que recentemente instalou diversas passarelas ao longo da BR-153 e está entregando um viaduto. O viaduto levará o nome do ex-jogador Bill, falecido justamente no trecho daquela obra” – pontua Maguito Vilela.

Salvando Vidas – De acordo com relatório da Polícia Rodoviária Federal, entre 2009 e 2013 foram registrados 5,3 mil acidentes, com 143 mortos e 2,5 mil feridos somente nesse trecho da BR-153. Ao contrário do que se imagina, os dados revelam que apesar do tráfego diurno ser mais intenso é justamente no período noturno onde ocorrem os acidentes mais graves. São 56 vítimas fatais em acidentes acontecidos durante o dia, contra 87 dos acidentes acontecidos à noite. “Trata-se de uma iluminação diferenciada, com lâmpadas de alto rendimento e durabilidade” – lembrou o prefeito.