Mais um CRAS é inaugurado em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Unidade foi construída no Jardim Tiradentes que também ganhou uma academia aberta na praça

Aparecida de Goiânia, 26 de novembro de 2015 – O prefeito Maguito Vilela e o secretário de Assistência Social de Aparecida de Goiânia inauguraram no final da tarde desta quinta-feira, 26, o sexto Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), do município, no Jardim Tiradentes. O Cras é uma ferramenta para descentralizar o serviço de assistência social e também organizar e oferecer serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

“Esta é uma obra simples, mas de grande importância para atender a população de Aparecida em vulnerabilidade social, principalmente os cadastrados no Bolsa Família. Além de promover uma integração entre os moradores do bairro, já que aqui também funcionará como local de encontro da Associação de Moradores e para os mais animados da terceira idade dançarem forró”, explanou o prefeito Maguito Vilela.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é o sistema governamental responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Por meio do Cras, as famílias em situação de extrema pobreza passam a ter acesso a serviços como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda. Os outros CRAS de Aparecida funcionam nos setores Garavelo, Parque Flamboyant, Cidade Vera Cruz 2, Nova Olinda, Nova Cidade.

O CRAS do Jardim Tiradentes possui 250 metros quadrados e conta com equipes de assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e educadores sociais. A unidade conta também com uma sala para a associação de moradores e nas quintas-feiras será realizado o Forró para a terceira idade, mas que também é aberto à todos os moradores. “Esta obra é mais um benefício para todos os moradores do Tiradentes”, disse o vereador Vencerlino Amendoim, morador da região.

O secretário de Assistência Social ressaltou que esta é sexta unidade do CRAS em Aparecida e foi instalada na praça do Ginásio do Jardim Tiradentes. “Buscamos descentralizar e oferecer os serviços da Secretaria de Assistência Social a todos os moradores, por isso a implantação de mais uma unidade do CRAS aqui no Jardim Tiradentes, que beneficiará todos os moradores desta região”, pontuou o secretário.

Academia Aberta – Após a solenidade de inauguração do CRAS, foi instalada também uma academia aberta na praça do Ginásio de Esportes na Avenida J-08. A academia é a 25ª instalada no município e conta com placa explicativa de como praticar os exercícios e nove aparelhos, dentre eles roda de ombro vertical; bicicleta dupla horizontal; simulador de caminhada duplo; barra alta giratória; balanço lateral suplo surf; simulador de remo; simulador de cavalgada duplo; eliptico esqui duplo e leg press sentado duplo. As obras foram feitas com recursos municipais.

“As academias têm como objetivo melhorar a qualidade de vida dos aparecidenses. Mas precisamos também da ajuda dos moradores para fiscalizar as academias que vêm sofrendo com a ação de vândalos. Este é um patrimônio de todos e precisa ser preservado para que todos possam usufruir e praticar as atividades físicas”, comentou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Caldas, durante a solenidade de descerramento da placa da Academia.