SMS realiza evento de prevenção de acidentes de trânsito

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 26 de novembro de 2015 – Para reforçar a prevenção de acidentes, a Secretaria Municipal de Saúde  (SMS) realizou nesta quinta-feira, na Universidade Estadual de Goiás (UEG), das 7h30 às 12h30, em parceria com o Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas do Estado de Goiás, a 1ª Oficina do trânsito de Aparecida de Goiânia.

O evento reuniu centenas de participantes na UEG localizada no Setor Conde dos Arcos, dentre profissionais de diversas secretarias da cidade e de outras instituições como Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e representantes da comunidade. Além de debater sobre a mortalidade e a violência no trânsito, os participantes criaram uma comissão intersetorial de Prevenção de Acidentes de Trânsito municipal. Na ocasião foram analisados os dados atuais do município, desde números até ações que já estão sendo realizadas em várias pastas.

​A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu uma meta mundial para a redução de acidentes de trânsito na década de 2011-2020, o que tem mobilizado Estados e municípios em busca de ações e estratégias de redução do nível de mortalidade e das lesões geradas por acidentes de trânsito. Vale lembrar que no Brasil os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de mortes e o País está entre as 10 nações com maior mortalidade no trânsito no mundo.

Confira como foi o cronograma de debates e palestras da Oficina:

– 08:00: Abertura / Mesa de Autoridades com pronunciamentos;

– 08:45: “Mortalidade por acidentes de trânsito no Brasil e suas consequências.” (Palestra de Maria de Fátima Rodrigues, Coordenadora de Vigilância de Violências e Acidentes do Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas de Goiás);

– 09:00: “Projeto Vida no Trânsito” (Palestrante: Horácio Ferreira Martins, Gerente de Educação de Trânsito da SMT – Goiânia e  Coordenador da Comissão de Análise de Acidentes de Trânsito);

– 09:15: “Acidentes de trânsito e ações que mudaram essa realidade.” (Palestra da Polícia Rodoviária Federal);

– 09:30: “Ações no trânsito em Aparecida de Goiânia.” (Palestrante: Victor Hugo Nunes, Coordenador de Educação no Trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida de Goiânia (SMTA));

– 09:45: “Plano de mobilidade urbana em Aparecida de Goiânia.” (Explanação de Valéria Pettersen Matos, Secretária de Projetos e Captação de Recursos de Aparecida de Goiânia);

– 10:00: Debate;

– 10:45: Formação da “Comissão de Prevenção de Acidentes”;

– 11:00: Fechamento com falas de autoridades.