Obra de revitalização da Praça da Matriz será concluída em novembro

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 30 de junho de 2016 – As obras de reforma e readequação completa da Praça Matriz de Aparecida de Goiânia tem previsão de conclusão até o final de novembro deste ano. A informação é da Secretaria de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos da Prefeitura de Aparecida.

“Tivemos que realizar à pedido da Superintência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), que é parceira da Prefeitura de Aparecida neste projeto, alguns ajustes técnicos. Mas em até 30 dias deve ser repassado pelo Governo Federal os recursos financeiros para conclusão desta obra. Assim retomaremos as obras e no prazo máximo de 90 dias, a nova praça será entregue à população.”, afirmou a titular da pasta, Valéria Pettersen.

A Prefeitura de Aparecida investiu R$ 639 mil e o Governo Federal, por meio da Sudeco, mais R$ 500 mil, totalizado R$ 1,139 milhão de investimentos. Este recurso federal foi viabilizado por meio de emenda parlamentar do então deputado federal Leandro Vilela (PMDB).

“Até o momento, estamos com 70% das obras finalizadas, faltando apenas à implantação da fonte e acabamentos em geral”, pontuou Valéria. A parte da obra executada até o momento correu por conta dos recursos próprios da Prefeitura de Aparecida.

PROJETO – A nova praça possuirá um novo chafariz, piso especial, assentos e um paisagismo que valorizará a Paróquia Nossa Senhora Aparecida – responsável pelo surgimento do então povoado e da grande cidade de Aparecida – a Cruz de Aroeira e o monumento em homenagem aos pioneiros inaugurado no ínicio da gestão do prefeito Maguito Vilela, que resgatou a identidade cultural do aparecidense. Além disso, a nova praça possuirá quiosques de alimentação fixos. A permissão para exploração comercial dos quiosques será concedida edital de chamamento público da Secretaria de Regulação Urbana e Rural publicado no Diário Oficial Eletrônico de Aparecida em maio deste ano.

A Praça Matriz de Aparecida de Goiânia faz parte do patrimônio histórico e cultural da cidade por estar nela a primeira igreja do município e que hoje é patrimônio histórico estadual. No início da implantação do projeto, a praça foi totalmente fechada por tapumes para garantir a segurança dos moradores e comerciantes da região. “Queremos transformar nossa cidade em uma cidade mais bonita e a praça é importante neste processo. Com certeza após a da revitalização a comunidade só irá ganhar com o projeto e deixará os transtornos deste momento no esquecimento. Por isso, pedimos a compreensão de todos”, sublinhou a secretária.

O projeto de revitalização da Praça da Matriz foi concebido pela Secretaria de Projetos e Captação de Recursos, que tem acompanhado o andamento da obra juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que realizará a manutenção do espaço.