Parceria entre Prefeitura de Aparecida e SAPeJUS é pleiteada em encontro

Foto: Fabiano Araújo

Aparecida de Goiânia, 04 de setembro de 2013- Um termo de parceria entre a Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia e a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e Justiça (SAPeJUS) foi assinado na manhã desta quarta-feira, 04, pelo prefeito Maguito Vilela (PMDB) e pelo Secretário de Justiça e Sistema Prisional, Edemundo Dias.

Nas demandas propostas nas áreas de Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças, Superintendência de Segurança Penitenciária e Superintendência de Segurança Penitenciarias, estão propostas de segurança, limpeza, asfalto para os arredores do Complexo Prisional, serviço de paisagismo, cultivo de mudas com aproveitamento de cigarro apreendido pela Receita Federal que podem virar adubo orgânico, além de curso de tiro e armamento oferecido pelo Gope, programa de urbanização de áreas de lotes baldios, com mão de obra carcerária do regime semiaberto, dentre outros benefícios.

“As propostas serão encaminhadas à Procuradoria do município para avaliar a parte legal e visto esta questão, todas as secretarias que estão envolvidas nas propostas entraram em contato com o secretário de Justiça para desenvolver os projetos”, informou Maguito.

O termo de cooperação deve ser concluído em até 30 dias. “Quisemos apresentar a proposta por meio de ofício para adiantar nossa demanda. Acreditamos em um mês iremos concretizar essa parceria”, enfatizou Edemundo.

Durante o encontro, o Secretário de Justiça também apresentou dados do Complexo Prisional, como o trabalho desenvolvido pelos reeducandos do sistema, a redução de mortes nestes últimos quatro anos e a qualidade do serviço prestado pelos agentes. “Os trabalhos educativos, assim como as parcerias firmadas são importantes para que nossos presidiários não saiam apenas com suas penas pagas, mas com algum trabalho desempenhado para se adequar ao mundo alam das grades”, concluiu Edemundo.

A reunião contou com as presença da Superintendente de Gestão, Planejamento e Finanças da SapeJus, Maria do Carmo Moreira, do Superintendente de Recuperação Aristóteles Sakai, da Presidente do Conselho da Comunidade na Execução Penal, Marlene Vigiano, do Superintendente de Segurança Penitenciaria, João Carvalho Coutinho Júnior, do Diretor do Presídio Feminino, Luiz Carlos Mendes, assessores e todo secretariado municipal.