Prefeitura de Aparecida adere a Redesim e facilita a abertura de empresas

Foto: Rodrigo Estrela - Secom

Aparecida de Goiânia, 26 de janeiro de 2017 – O Prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, chancelou, na manhã desta quinta-feira, 26, no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Goiás (CRC-GO), convênio que beneficia o profissional de contabilidade e todos os usuários dos serviços contábeis. O projeto idealizado pela Junta Comercial de Goiás (JUCEG) define a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

“Aparecida de Goiânia tem servido de case para muita coisa; é a primeira cidade do estado a aderir ao Redesim e quero ser percursor do seu desenvolvimento. De nove anos para cá a cidade passou de 6.500 CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) ativos para mais de 35 mil. E o nosso desafio é torná-la ainda mais atrativa, oportunizando aos empreendedores a instalação de suas empresas e continuar favorecendo a classe contabilista no município,” sublinhou o Prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha.

A Redesim é um programa federal que estabelece diretrizes e procedimentos para a simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresários e de pessoas jurídicas. A ferramenta promete desburocratizar a abertura e fechamento de empresas que antes demorava em média de 30 a 60 dias, além de diminuir custos para o empresário. Com o novo sistema, a abertura ou fechamento de empresas em Aparecida de Goiânia poderá ser feita em até 4 horas.

De acordo com o diretor de atendimento da JUCEG, e também técnico da Redesim, Leonardo Santiago, Aparecida de Goiânia, por se tornar pioneira no estado a aderir o sistema, vai estar um passo a frente das outras cidades. “Além de possibilitar níveis altos de integração que vão resultar na seriedade do procedimento aos empreendedores, a ferramenta vai fornecer conforto e praticidade aos contadores, o permitindo trabalhar com o sistema diretamente de seu próprio escritorio,” explicou o diretor.

Segundo o técnico da plataforma, a Redesim não vai gerar custos nenhum para a prefeitura, portanto, o interesse político é fundamental. “O poder executivo de  Aparecida é de fato uma dos mais ativos no sentido de buscar melhorias para a cidade, a participação do prefeito Gustavo aqui hoje, já demonstra  que o desenvolvimento vai ser continuado,” destacou Leonardo Santiago.

Além da integração com a nova ferramenta via web, o prefeito Gustavo Mendanha apresentou ao Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Goiás (CRC-GO) mais propostas para facilitar o trabalho dos contadores do município.

“Será permitido a redução do prazo para formalização de empresas de atividades de baixos riscos de 24 horas para 12 horas; a abertura de empresas com atividades de altos riscos serão reavaliadas; a implementação da sala dos contabilistas no Centro Administrativo Municipal e a instituição permanente do fórum para simplificação do registro e da legalização de empresas e negócios. Esses serão nossos desafios e podem ter certeza que estaremos trabalhando junto à vocês para facilitar e simplificar a vida dos empreendedores e de todos os contadores de Aparecida,” detalhou o prefeito.

A reunião contou com a presença do presidente do CRC-GO, Edson Bento dos Santos, de representantes de entidades vinculadas ao Conselho, do prefeito Gustavo Mendanha, que estava com os secretários André Luiz Ferreira (Finanças), Einstein Paniago (Transparência, Fiscalização e Controle), Ezízio Alves Barbosa (Meio Ambiente) e o vereador e contador Erivelton Passos da Silva.

Homenagem

Na ocasião, o Prefeito Gustavo Mendanha foi homenageado por oferecer apoio ao Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Goiás. “Queremos agradecer por atender as nossas reivindicações,” agradeceu o presidente da casa, Edson Bento dos Santos.

“Estou extremamente lisonjeado. Podem ter certeza do meu compromisso, não só com o Conselho, mas com todas as outras instituições da classe dos contadores aqui representadas, o meu profundo agradecimento e saibam que nos estaremos de mãos dadas. A Prefeitura de Aparecida estará de portas abertas para ouvir, discutir e principalmente, promover soluções aos problemas que nós temos na cidade,” finalizou o prefeito.