Vigilância Sanitária interdita fábrica de massas clandestina em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Vigilância Sanitária

Aparecida de Goiânia, 26 de janeiro de 2016 – Uma fábrica de massas clandestina foi interditada em Aparecida de Goiânia, na última quarta-feira (25). Na manhã desta quinta-feira (26), a fiscal da Vigilância Sanitária de Aparecida, Gabriela Pacheco, e o delegado, Frederico Maciel, da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Consumidor (DECON-GO), apresentaram o caso oficialmente, durante coletiva de imprensa, na DECON, em Goiânia. A empresa situada no setor Vila São Joaquim estava interditada pela Diretoria Municipal de Vigilância Sanitária desde 06 de maio de 2016, por funcionar de forma irregular, não possuindo nenhum tipo de licença municipal, bem como as condições sanitárias mínimas para desenvolver as atividades de fabricação de alimentos.

“Encontramos sérios problemas de higiene e estrutura básica para manipulação desses alimentos. O que pode causar problemas para saúde pública dos consumidores e para os próprios funcionários, que estavam trabalhando em condições insalubres, além de não receber equipamentos de trabalho e proteção. A comunidade local também sofria riscos de saúde porque todo lixo produzido era queimado em lote, a falta de higiene do local gerava ainda presença de baratas e roedores”, contou a  Fiscal de Saúde Pública da Vigilância Sanitária, Gabriela Pacheco.

Ainda segundo a Vigilância Sanitária, a empresa foi autuada e agora será emitido um alerta sanitário para que esse produtos sejam recolhidos dos establecimentos. O delegado Frederico Maciel afirmou que foi uma ação conjunta entre Delegacia e Vigilância. “No ano passado a Vigilancia esteve no local constatando diversas irregularidades e passaram essas informaçoes para a Delegacia. Nossos agentes também foram ao local e certidicaram que lá realmente funcionava uma empresa clandestina. A partir disso, emitimos um mandado de busca, e ontem fizemos a ação no local, apreendendo massas de pizza, de pastel e embalagens”, explicou o delegado.

Durante fiscalização de rotina nos comércios do município foi observada a presença de produtos da referida marca por fiscais da Vigilância Sanitária Municipal com data de fabricação posterior a data da interdição. Durante a ação de ontem (25) foi constatado que de fato a empresa descumpriu a interdição e estava em funcionamento irregular novamente, apresentando as mesmas condições insalubres observadas na vistoria de 2016. Agora, a empresa vai responder também criminalmente

No local foram apreendidos 164 kg de produtos acabados e em processos de fabricação, além de 26 Kg de embalagens armazenadas inadequadamente, que foram encaminhados para descarte no Aterro Sanitário Municipal. A empresa foi novamente lacrada/interditada e o responsável legal será indiciado pela DECON-GO, além de autuado em infração pela Vigilância Sanitária Municipal.