Primeiro ciclo de roçagem já atendeu 42 bairros em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

População também pode colaborar com a limpeza da cidade, evitando descarte indevido de entulhos e denunciando a prática ilegal.

Aparecida de Goiânia, 19 de fevereiro de 2016 – Cerca de 600 servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano trabalham em cinco frentes de roçagem atualmente em Aparecida de Goiânia. Desde janeiro, 42 bairros já foram atendidos com o serviço, que está sendo realizado também por meio de mutirões aos finais de semana.

“Neste final de semana, realizaremos mais um mutirão no setor Jardim Bela vista, que se estenderá até o Parque Trindade”, explicou o superintendente de Desenvolvimento Urbano de Aparecida, Ademar Rodrigues.

A definição da ordem de atendimento dos bairros, segundo ele, segue pelo menos dois critérios. “Além da quantidade de áreas com mato alto em cada região, também observamos os bairros com maior índice de infestação do mosquito da dengue. Ou seja, nosso trabalho é articulado com a Vigilância em Saúde Ambiental da SMS”, esclarece.

Para conseguir atender todos os bairros, a cidade foi dividida em regiões administrativas. Cinco frentes se dividem entre essas regiões e os mutirões. Atualmente, estão sendo atendidas as regiões da Vila Maria, Expansul, Goiânia Park Sul e Pontal Sul.

O trabalho avança para os bairros circunvizinhos, à medida em que vão completando cada setor, e retornam para um novo ciclo de roçagem assim que todos os bairros da cidade forem atendidos. “Estamos no primeiro ciclo de roçagem do ano e esse trabalho é ininterrupto. Mesmo durante a estiagem, ele continua”, afirmou Ademar.

Todos os trabalhadores das sete áreas de limpeza urbana do município – pelo menos 55 em cada área – estão envolvidos no serviço de roçagem, além de tratoristas, fiscais, mecânicos e borracheiros. O acabamento, realizado com foices, é feito por 35 servidores que assumem o trabalho depois das máquinas. Os 150 trabalhadores da equipe de Parques e Jardins também dão suporte, realizando a limpeza de ilhas, praças e canteiros centrais com roçadeiras costais.

Lotes baldios atrasam e oneram o atendimento público

“Nosso grande problema ainda são os lotes baldios”, alerta Ademar. De acordo com a Secretaria da Fazenda de Aparecida, a cidade possui 82 mil lotes não edificados, cadastrados no sistema da pasta.

Um levantamento realizado no ano passado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida apurou que o gasto médio anual com a limpeza destes terrenos gira em torno de R$ 3,5 milhões. “Esse recurso seria suficiente para construir 70 praças com Academia Aberta por ano em Aparecida, ou outros equipamentos públicos”, enfatizou o superintendente de Desenvolvimento Urbano.

CONSCIENTIZAÇÃO – No caso dos lotes roçados, é cobrada uma taxa anual no ITU dos proprietários, conforme a legislação municipal. Mas não cobre todos os custos, principalmente porque muitas destas áreas recebem o serviço de limpeza até três vezes ao ano. Outra prática que também atravanca o trabalho da administração é a constante danificação de tratores e maquinários em função de entulhos descartados sem critérios pelos próprios moradores em lotes e áreas de preservação.

“A população precisa se conscientizar de que  a limpeza da cidade envolve toda a população”, reitera Ademar Rodrigues. Além de cumprir seu papel, a população também pode contribuir denunciando o descarte indevido de lixo e entulhos pelo telefone 3545-5930. O serviço de “Disque Busca” para quem quer se desfazer adequadamente de móveis e objetos indesejados, também pode ser solicitado pelo 3545-9969.

ATENDIMENTO À POPULAÇÃO:

Denúncias: 3545-5930