SME e escolas municipais de Aparecida iniciam mobilização contra o Aedes aegypti

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 19 de fevereiro de 2016 – A comunidade escolar da rede pública municipal realizou na manhã desta sexta-feira (19) ação de conscientização em virtude da Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti, que aconteceu no último sábado, 13 de fevereiro, organizada pelo governo federal. A ideia de incluir estudantes, professores e gestores, na luta contra o Aedes, é do Ministério da Educação em parceria com Estados e Municípios. A solenidade foi realizada na Escola Municipal João Cândido, no Pappilon Park e marca o início da mobilização em todas as escolas de Aparecida.

Em Aparecida, a ação está sendo idealizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME). “Nós já estamos realizando esse movimento em todas as unidades, conhecendo a realidade das escolas, os cuidados que devem ser tomados, reproduzindo material informativo, com funcionários e alunos. Posteriormente faremos um trabalho de campo com os estudandes, incluindo a comunidade, para que eles andem pelas dependências e proximidades das escolas e aprendam a identificar possíveis criadouros e a orientar a população”, explicou o secretário de Educação Domingos Pereira.

Ainda segundo o secretário, dessa forma, os alunos passam a ser fiscais do comportamento dos adultos. “É importante que todos entendam que essa mobilização contra o Aedes aegypti não é apenas uma campanha temporária. O que nós queremos é uma mudança de comportamento permanente, e para isso é preciso estar sempre vigilante, para evitar os criadouros do mosquito. A educação é uma ferramente poderosa nessa ação”. Acrescentou Domingos.

O objetivo das secretarias municipais de Educação e de Saúde é mobilizar a comunidade escolar. A estratégia do Ministério da Educação é usar a abrangência das redes federal, distrital, estaduais e municipais de educação para levar informações sobre as formas de erradicação do mosquito e os riscos das principais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti como dengue, chikungunya, febre amarela e zika. Após a solenidade, agentes de endemias visitaram casas, localizadas nas proximidades da Escola Municipal João Cândido da Silva.

A ação com os estudantes inclui atividades periódicas de combate ao mosquito em todas as escolas, mobilizando gestores, funcionários, pais, alunos e toda comunidade. De acordo com o secretário, o trabalho com a comunidade é muito importante porque as informações que os alunos aprendem na escola é levada até os pais e a comunidade, construindo uma rede de combate. “A SME confeccionou material educativo que está sendo distribuído nas escolas”, completou o secretário.

Para o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira, é muito importante que a secretaria de Educação esteja envolvida na luta contra o Aedes aegypti, realizando um trabalho de mobilização social, com a participação ativa da população. “A ideia é que todos tirem pelo menos 10 minutos do dia para fazer uma varredura geral na escola e em suas casas para ver se não tem nenhum objeto que possa acumular água. A participação dos alunos é muito importante, por meio delas a gente chega até os pais e até a comunidade”, salientou Iron Pereira.

A aluna do 3° ano da escola João Cândido da Silva, Samara Pereira Barbosa, também alertou sobre a importância dos cuidados que previnem a proliferação do mosquito transmissor. “Não pode deixar os vasos virados para cima, tem que deixar para baixo senão junta muito mosquito da dengue”, enfatizou.