Restaurante Popular é entregue à população aparecidense

9 de maio de 2017

Foto: Fabiano Araújo - Secom

Aparecida de Goiânia, 16 de outubro de 2013 – O prefeito Maguito Vilela, e a secretária de Assistência Social (Semas), Carmem Sílvia, entregaram na manhã desta quarta-feira (16), o primeiro Restaurante Popular totalmente gerido pela administração municipal. A nova unidade fica no Jardim Tropical, bem próximo ao Terminal Garavelo, e já recebeu vistoria e aprovação dos técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), de onde partiu o recurso.

Segundo o prefeito a expectativa é levar alimentação saudável a todas às pessoas de baixa renda. “Com a unidade municipal pretendemos suprir a demanda da região. Nosso objetivo agora é buscar recursos para implantar mais unidades em outras regiões carentes e de grande fluxo de pessoas, como o Santa Luzia e Madre Germana”, disse Maguito, lembrando que o Jardim Tropical também foi contemplado, no início do ano, com o Restaurante Cidadão, do governo estadual.

Trinta e um funcionários, dentre eles nutricionistas, cozinheiros e auxiliares, são responsáveis pela preparação do almoço. O primeiro cardápio da unidade serviu às autoridades municipais e à população arroz, feijão, purê de batata, legume saltê, frango assado, suco de laranja e maçã como sobremesa.

“Tudo cuidadosamente selecionado para garantir uma alimentação de qualidade por um preço acessível”, contou o nutricionista e coordenador da unidade, Maurício da Costa. É importante lembrar que todos os funcionários passaram por um rigoroso processo de qualificação para garantir o melhor atendimento à população com refeições balanceadas.

A aposentada Maria dos Anjos de Oliveira aprovou a primeira refeição e garantiu que vai voltar outras vezes. “Tem dias que saímos cedo de casa e não temos tempo de ir em casa fazer almoço. Agora ficou mais fácil, podemos passar aqui no restaurante rapidinho e voltar para rua”, comemorou Maria dos Anjos.

A secretária de Assistência Social lembra que a Região do Garavelo, onde está instalado o Restaurante Popular de Aparecida, compreende em mais de 180 mil pessoas, mas que um número superior será beneficiado. “Temos pessoas de Aragoiânia, Guapó, Goiânia, que freqüentam o comércio local e também vão poder desfrutar do benefício” explicou a Carmem Sílvia.

Durante a inauguração foram servidas mais de 500 refeições gratuitamente. O funcionamento normal da unidade, com a venda dos tickts, será iniciado na quinta-feira (17). Todos os procedimentos do restaurante passam por controle de qualidade rigoroso do MDS e órgãos fiscalizadores do setor de alimentação. “Esse acompanhamento inclusive vem sendo feito há mais de cinco meses, desde a qualificação da equipe e organização do próprio restaurante para que não haja nenhum problema”, ressaltou a secretária de Assistência Social, Carmem Sílvia.

Estrutura

O investimento foi de pouco mais de R$ 1,1 milhão, com contrapartida da Prefeitura de 10% deste valor e doação do terreno para a construção do restaurante. A unidade conta com 728 m² de área construída e vai oferecer de 800 a mil refeições por dia, ao custo de R$ 1,00 para o usuário. A diferença no preço do almoço, estimada em cerca de R$ 4,00, será subsidiada pela Prefeitura de Aparecida, que também gerenciará a unidade, por meio da secretaria de Assistência Social.

O restaurante tem capacidade para 170 pessoas sentadas. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 11 às 14 horas. “A população que freqüenta os restaurantes populares são justamente pessoas carentes, trabalhadores de baixa renda e que precisam de uma alimentação com preço acessível. Também vemos muito o pessoal da terceira idade que está ali sozinho e não tem mais condições de fazer o seu almoço e que freqüenta muito”, observou Carmem sobre o público alvo da unidade.

Por meio de decreto da Câmara de Vereadores, o restaurante recebeu o nome do pastor Euclides Garcia. Euclides era muito conhecido na região por dedicar sua vida às obras religiosas. A mulher de Euclides Garcia, Valdai Patrício de Freitas, acompanhada dos filhos e netos, prestigiou a solenidade de homenagem ao pastor.

Refeição saudável a preço acessível

Os Restaurantes Populares fazem parte dos programas gerenciados pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS. São unidades destinadas ao preparo e à comercialização de refeições saudáveis oferecidas a preços acessíveis à população. Estão localizados, preferencialmente, em grandes centros urbanos de cidades com mais de 100 mil habitantes.

O público usuário dos Restaurantes Populares é formado, principalmente, por trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional. Por esse motivo, todas as refeições serão preparadas a partir das orientações de uma equipe de nutricionistas.

Presenças

Vereadores, secretários municipais, o deputado estadual Daniel Vilela (PMDB), o coordenador da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Afrêni Gonçalves, representando o governador Marconi Perillo, participaram da inauguração do Restaurante Popular de Aparecida.