Maguito acompanha modificações na gestão do Huapa

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 17 de outubro de 2013 – Acompanhado pelo secretário estadual de Saúde, Antônio Faleiros, o prefeito Maguito Vilela (PMDB) esteve nesta quinta-feira, 17, no Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa), com o objetivo de verificar os efeitos da gestão que vem sendo realizada pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH), há pouco mais de três meses.

A visita foi acompanhada ainda pelo diretor geral do Huapa, Ronan Lima; pelo superintendente do IGH, Paulo Bittencourt; pela ex-diretora do hospital, Célia Ricardo; e pelo diretor de Controle e Planejamento da SMS de Aparecida, Alessandro Magalhães, que na ocasião representou o secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi.

“O Huapa nunca funcionou em sua totalidades desde que foi inaugurado, em 2006. Isso prejudicava e muito a população de Aparecida, pois ocasiona a dependência constante de unidades principalmente da capital, quando este é um hospital regional de urgência que deveria estar absorvendo demandas. Com a administração realizada por uma O.S. espera-se que tudo ganhe mais agilidade. Já melhorou muito e esperamos que a unidade atenda com capacidade máxima o quanto antes”, avaliou o prefeito Maguito Vilela.

Entre agosto de 2012 e janeiro de 2013, o Huapa chegou a ficar parcialmente interditado em função da falta de estrutura adequada e profissionais. A ex-diretora da unidade, Célia Ricardo, lembrou que a parceria firmada com a prefeitura, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) orientado pelo Ministério Público, foi essencial para a reabertura. “Desde então retomamos gradativamente os atendimentos de média e alta complexidade”, informou.

O TAC teve vigência de 180 dias e tinha como objetivo central desburocratizar a compra de insumos para a retomada do atendimento imediato. O estado ficou encarregado de repassar os recursos para o município, que fez a compra de medicamentos, equipamentos e a reforma da UTI, entre outras medidas. O TAC foi finalizado em meados do mês de março, período em que o governo estaudal aguardava conclusão do processo judicial para repasse da administração do Huapa para uma organização social.

Atualmente, segundo a direção, o Huapa já atende com 80% de sua capacidade total. Foram reabertas três enfermarias com 24 leitos de internação e contratados 80 funcionários especializados, incluindo médicos anestesiologistas. A equipe atual conta com 74 médicos. “Hoje podemos fazer um balanço positivo do Huapa. Com a gestão de uma organização social nos livramos do engessamento comum das instituições públicas e ganhamos agilidade na contratação, na aquisição de suprimentos, na manutenção de aparelhagem”, pontuou o diretor geral, Ronan Lima.

De acordo com o superintendente do IGH, a unidade já recebeu investimentos no valor de mais de R$ 500 mil. O recurso foi aplicado na aquisição e a recuperação de equipamentos, como bomba de vácuo, osmose reversa, perfuradores pneumáticos, autoclaves, instrumentos cirúrgicos e equipamentos de hemodiálise, entre outros. O valor mensal do contrato de gestão é estimado em R$ 3,1 milhões.

“Com essas medidas pudemos ampliar o atendimento e as cirurgias. Para se ter uma idéia, em julho, quando assumimos a unidade, foram realizadas apenas 87 cirurgias. Somente nestes primeiros 15 dias de outubro, o número saltou para 118”, contou Paulo Bittencourt. O Huapa tem atualmente 662 servidores, sendo 582 efetivos da SES. Hoje, ele é 100% regulado pela Secretaria Municipal de Saúde, que tem 25 municípios pactuados.

HUAPA – Inaugurado em 27 de setembro de 2006, o hospital foi criado para prestar atendimento de urgências e emergências em média e alta complexidade, atendendo aproximadamente 45 municípios que estão no entorno de Aparecida de Goiânia, entre demanda espontânea e pacientes encaminhados de outras unidades de saúde. No Huapa também são realizadas cirurgias gerais, buco-maxilo e ortopédicas. A unidade, que conta atualmente com 105 leitos, incluindo 10 de UTIs, é ponto de apoio para a Rede de Urgência e Emergência da Região Metropolitana de Goiânia.