SMS trabalha na contenção do vírus da gripe H1N1 em clínica de repouso em Aparecida

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Aparecida de Goiânia, 17 de outubro de 2013 – A diretoria de Epidemiologia em Saúde e a diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia estiveram durante esta quinta-feira, 17, na Clínica Terapêutica Lapidando Tesouros, que fica na região leste do município. No local foram diagnosticadas três pessoas com o vírus da Gripe H1N1 e outras 37 com os sintomas da doença. De acordo com a diretora de Epidemiologia em Saúde, Vânia Cristina, quatro internos da clinica foram atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na última semana e pelos sintomas apresentados, a suspeita foi de que estivessem com a gripe.

“Assim que avaliamos os sintomas, coletamos material para análise. O resultado ficou pronto na quarta-feira, 16, e três dos quatro exames deram positivo para a doença. Desde então estamos tomando todas as medidas necessárias”, frisou Vânia Cristina, dizendo ainda que assim que souberam do resultado informaram a Secretaria de Saúde do Estado.

A clinica Lapidando Tesouros conta hoje com 99 internos em recuperação do vício em drogas e álcool, destes, 37 estão com os sintomas da gripe H1N1. Os outros 45 ainda não apresentaram os sintomas. A diretoria de Epidemiologia em Saúde ministrou o remédio Tamiflu em todos os internos, até mesmo nos que não apresentaram os sintomas da doença. “Coletamos cinco amostras na quinta pela manhã, e os resultados sairão já nesta sexta, dia 18, mas pelos sintomas observados, podemos garantir que mais pessoas estão com o vírus, por isso estamos ministrando o remédio em todos, para fazer a contenção”, pontuou a diretora.

Em 2013 já foram confirmados nove casos da gripe H1N1 em Aparecida, com os três resultados positivos dos exames de ontem, totalizam 12 casos, com três óbitos. “A população não precisa ficar preocupada. Ainda não temos um caso de epidemia, mas é bom ter o cuidado de lavar bem as mãos e usar o álcool em gel para reduzir os riscos de contágio”, explanou Vânia, abordando ainda que os sintomas da gripe são: febre, dores no corpo, dor de garganta, tosse e desconforto respiratório.

Alvará – Segundo o diretor de Vigilância Sanitária, Luciano Carvalho, a clinica ainda não possuía o alvará de funcionamento, portanto será notificada e terá um prazo para se adequar e conseguir o documento. A clínica só possui registro na Receita Federal. “Além da falta de alvará de funcionamento, verificamos algumas irregularidades nas acomodações e higiene. Estamos tomando as devidas providências e a clinica será notificada e terá um prazo para se readequar para continuar funcionando”, informou Luciano.

O proprietário da Clinica Lapidando Tesouros, pastor Gildeon Nunes da Silva, disse que a função da casa é ajudar as pessoas com dependência química e que está trabalhando junto ao Ministério Público e à Prefeitura para agilizar toda a documentação. “Estamos funcionando há um ano e dez meses no trabalho de ajuda aos dependentes na base do voluntariado. E estamos providenciando o alvará para funcionar corretamente, pois nosso trabalho é cuidar de pessoas”, sublinhou.

Os pacientes que foram internados na UPA e que tiveram o resultado positivo para o vírus H1N1, João Ferreira, Joelson Moreira e Valdemir Pires estão se recuperando na clínica e já apresentaram melhoras, pois voltaram as reuniões e trabalhos de grupo. “Eu tive uma gripe muito forte, mas graças a Deus hoje estou bem melhor e me recuperando”, disse João Ferreira que está internado na clínica há três meses.