Sistema de Informações para Infância e Adolescência será lançado nesta terça-feira, 27, em Aparecida

SUGESTÃO DE PAUTA

Aparecida de Goiânia, 26 de janeiro de 2015 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), lança nesta terça-feira, 27, em Aparecida, o Sistema de Informações para Infância e Adolescência (Sipia). O programa é utilizado por conselheiros tutelares de todo o país e está integrado à rede nacional de atendimento à criança e ao adolescente que começou a ser operado em ambiente virtual e interliga todas as instâncias normativas e de fiscalização do cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em âmbito municipal, estadual e federal.

A ferramenta, segundo o analista de políticas públicas de Assistência Social da Secretaria Estadual de Cidadania e Trabalho (SECT), Renilton Borges Santana, permite gerar dados que podem ser usados na criação de políticas públicas específicas nos municípios, além de ser uma oportunidade de leitura objetiva e completa por parte do Conselho Tutelar. “Após o registro o caso é encaminhado automaticamente para a aplicação da medida mais adequada. Com isto, propicia subsídio para as demais instâncias na formulação e gestão das políticas públicas voltadas para os Direitos da Criança e do Adolescente”, explica.

Segundo a consultora do Sipia em Goiás, Cintia Rios, o programa permite um atendimento mais profissional e técnico. “É muito comum, por exemplo, que pais de crianças que sofreram algum tipo de abuso se mudem de cidade e isto atrapalhava bastante o acompanhamento. Com a implantação do Sipia, e pelo fato dele ser um sistema nacional, estes casos continuam a receber acompanhamento de das autoridades competentes”, destaca.

Sobre o programa – O Sipia é um instrumento de apoio à gestão em Direitos Humanos de crianças e adolescentes, abastecido pelos próprios conselheiros tutelares, que processam e disseminam informações locais sobre a situação da infância e adolescência. Como funciona pela internet, o Sipia oferece um conjunto de dados consolidados em relatórios locais, regionais e nacionais para apoiar a construção, o desenvolvimento e o monitoramento de agendas de promoção, proteção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

O sistema virtual permite a disseminação de todas as informações que contribuam para a gestão pública dos direitos da infância e tem por objetivo subsidiar a articulação de agendas descentralizadas. Seu interesse é fortalecer os processos de elaboração, gestão e monitoramento de políticas, planos, programas, projetos e outras iniciativas, fomentando a produção de conhecimento e disseminando informações de interesse público relacionadas à garantia de direitos da infância e adolescência brasileira.

SERVIÇO:

Assunto: Lançamento do Sistema de Informações para Infância e Adolescência (Sipia)

Data/Horário: 27 de janeiro de 2014 (terça-feira), às 9h

Local: Casa dos Conselhos, Avenida Brasil, Quadra 27, Lote 10, Jd. Belo Horizonte