SME prepara acolhida a servidores na volta às aulas

Por Daniela Soares

2 de agosto de 2017

Por Daniela Soares

2 de agosto de 2017

Foto: Ênio Medeiros

Aparecida de Goiânia, 02 de agosto de 2017 –  O início do segundo semestre letivo da rede municipal de ensino de Aparecida, nesta quarta-feira, 02, foi marcado por uma acolhida aos servidores administrativos lotados na SME. A recepção aos cerca de 120 funcionários foi realizada pelo secretário de Educação, Rodrigo Caldas, e teve presença do prefeito Gustavo Mendanha; da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha; do vice-prefeito, Veter Martins; e do vereador Lelis Pereira (DEM).

“Estamos oferecendo uma manhã diferente, com lanche, dinâmicas e brincadeiras, como uma forma de retribuir essas pessoas que nos dão sustentação para conduzir o trabalho na secretaria. Também para incentivá-los a continuar realizando suas funções da melhor forma possível”, explicou Rodrigo Caldas. Segundo ele, todas as unidades escolares também desenvolveram programações específicas para recepcionar servidores e alunos.

Para o prefeito Gustavo Mendanha, o desempenho da Educação no município é um dos fatores que tem impulsionado Aparecida. Daí a importância de valorizar a categoria. “Aparecida é a cidade do Centro-Oeste que mais tem gerado oportunidades durante esse período de crise. E isso é fruto do trabalho que desempenhamos em todas as áreas. Os índices positivos passam pela Educação de qualidade ofertada à população e, consequentemente, só são possíveis pelo trabalho dos nossos profissionais. Então essa é uma forma de agradecer e motivá-los”, reiterou o gestor.

VAGAS – Durante o evento, o secretário Rodrigo Caldas lembrou que outra preocupação da administração é o atendimento da demanda reprimida da Educação Infantil, que contabiliza hoje 7,5 mil crianças à espera de uma oportunidade. “Fechamos o censo escolar recentemente e constatamos que houve um aumento de mais de 50% na oferta de vagas para essa faixa, com a realização dos convênios. Quando iniciamos a atual gestão, o público na Educação infantil era de apenas 4,8 mil crianças. Melhoramos, mas o desafio continua. Um novo projeto está em análise, pelo prefeito e pela Sefaz, e se aprovado deverá ampliar em 2 a 3 mil vagas ainda para este semestre”, revelou.

Outra boa notícia é a ampliação da receita da Educação para 2018. “Este mesmo censo apontou que temos atualmente 38.100 alunos na nossa rede, incluindo as conveniadas, enquanto o Ministério da Educação trabalhava com um número muito inferior, de 28 mil alunos. Detectada essa falha, teremos um ganho de receita para 2018 em torno de R$ 35 milhões. Com esse recursos vamos continuar investindo em estrutura física, capacitação dos professores, material pedagógico, entre outras melhorias”, informou Rodrigo Caldas.

Segurança reforçada no período de férias

Um balanço da atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) durante o período de férias também foi apresentado aos servidores. O subcomandante Weber Júnior informou que houve redução no número de invasões e furtos às unidades escolares em julho deste ano. “Registramos apenas 4 ocorrências contra 23 no mesmo período do ano passado”, afirmou, explicando que o recesso acaba atraindo os bandidos em função da ausência ou redução de servidores e comunidade circulando nesses prédios.

“Esse ano fizemos um controle maior com as regionais, todas as viaturas empenhadas nas rondas e abordagens, e, mesmo sem ampliação do efetivo ou da nossa estrutura conseguimos esse resultado. Além disso, como o horário mais comum de furtos é à noite, intenficamos neste período, e mudamos algumas táticas, como ficar dentro da escola e deixar que os infratores entrassem para facilitar a prisão e não afugentá-los”, explicou. Dessa forma, mesmo nos quatro casos registrados, os prejuízos também foram menores, sem retirada de equipamentos, restringindo-se basicamente à atos de vandalismo.

Para a realização desse trabalho, a GCM tem tido o suporte da Polícia Civil. “Com base nas informações que passamos, eles trabalham no intuito de prender essas pessoas e tem dado uma resposta muito rápida”, revelou Weber Júnior. Para o ano que vem, diz ele, “a meta é zerar o número de invasões e furtos às unidades escolares de Aparecida”.