SMS realiza ações preventivas contra a violência de crianças e adolescentes das escolas municipais

9 de maio de 2017

Foto: Divulgação SMS

Aparecida de Goiânia, 23 de fevereiro de 2016 – A Secretaria Municipal de Saúde realizou na última segunda-feira (22), no Sesi de Aparecida, a primeira capacitação de profissionais da rede de educação municipal sobre “Fichas de Notificação de Violências Autoprovocada/Interpessoal”. A ação capacitou 110 servidores e foi promovida pelos programas de Prevenção às Violências e Saúde na Escola, em parceria com a Secretaria de Educação do município. O objetivo é implantar uma ficha na rede municipal de educação para identificação de casos de violência nas escolas municipais.

As palestras foram ministradas pela coordenadora da divisão de Vigilância de Violências e Acidentes de Goiás (VIVA), Maria de Fátima Rodrigues, e as profissionais da Regional Central Sul Liliane Oliveira de Paulo e Ana Flávia dos Reis Costa. A capacitação foi realizada durante o dia todo, e contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Domingos Pereira, equipe de Vigilância de Violências e Acidentes da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (Viva – Goiás) e de membros da Regional Central Sul.

“A importância desta ação se dá pelo fato de que a violência social, principalmente em crianças e adolescentes, tem contribuído significativamente com a perda de qualidade de vida da população, gerando problemas sociais, abandono da vida escolar e profissional, além de desestrutura familiar e comprometimento da saúde geral”, explicou a coordenadora do Programa de Prevenção às Violências e Promoção de Saúde Vigilância Epidemiológica, Paula dos Santos.

Atualmente, em casos de violência, a rede municipal de educação aciona o Conselho Tutelar e/ou delegacia especializada. Porém, para atendimento em saúde os profissionais da educação tinham que encaminhar os casos para rede geral de saúde. “Com a ficha de notificação o caso virá diretamente para o Programa de Prevenção às Violências. A vítima e a família terão o acompanhamento psicossocial adequado. Isto já ocorre na Saúde há três anos, e a rede de Assistência Social também, desde o ano passado. Agora integramos a Educação”, salientou a coordenadora.

De acordo com Paula dos Santos, o professor poderá preencher a ficha e a enviar para o Programa de Prevenção às Violências para que as equipes possam acompanhar a família. Se necessário, outros órgãos responsáveis podem ser acionados como Conselhos Tutelares, delegacias especializadas, Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) ou outras especialidades da saúde. Para denúncia anônima de qualquer tipo de violência, a população pode utilizar o disque 100, que é o telefone nacional.

A parceria entre equipes de saúde e escolas municipais possibilita desenvolver ações de educação preventiva, por meio de intervenções com alunos, e também parcerias com professores e gestores, conforme a necessidade da instituição de ensino. “Dessa forma, o programa propõe construir uma parceria com a rede de educação, iniciando o trabalho com a ficha de notificação de violências para fornecer os atendimentos em saúde, analisando de perto cada caso”, completa Paula.