SMS realiza campanha especial contra DST/Aids no Dia Internacional da Mulher

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 06 de março de 2013 – Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Diretoria de Epidemiologia da SMS, através do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, em parceria com a Coordenação da Saúde da Mulher, realiza na próxima sexta-feira, 08, na Maternidade Marlene Teixeira, a Campanha de Prevenção às DST/ Aids e Hepatites Virais voltada às Mulheres.

O objetivo é orientar a população feminina quanto à importância de se prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis, como Aids, Sífilis e Hepatites virais, em qualquer idade ou fase da vida. “A maioria das doenças sexualmente transmissíveis tem cura, mas se não forem tratadas adequadamente, podem trazer sérias conseqüências como infertilidade, aborto, natimortos, partos prematuros, câncer do colo do útero e até a morte. As atividades de prevenção são muito importantes para a redução de DST nas mulheres”, informou a coordenadora do Programa de DST/Aids e Hepatites virais, Luzia Oliveira.

Durante a campanha, serão realizadas palestras de prevenção às DST´s; testes rápidos de diagnóstico de HIV e triagem para Sífilis e Hepatites B e C; entrega de kits com materiais educativos e preservativos às mulheres participantes; atendimento odontológico; e um dia de beleza com serviços do Instituto Embeleze.

Dados – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida informa que das 7.439 mulheres que engravidaram no ano de 2012, 69%  iniciaram o  pré-natal com a realização do Teste da Mamãe. Destas, apenas 21,54% realizaram a segunda amostra do teste. Esses dados mostram a baixa adesão ao pré-natal por parte das mulheres gestantes.

Com o pré-natal sendo feito de forma adequada, é possível detectar a presença de doenças, dentre elas, HIV, Sífilis e Hepatite B e C, sendo possível a realização de tratamento e orientações específicas a esse grupo evitando assim a transmissão vertical. Comparando os anos de 2011 e 2012, os dados mostram que há uma tendência de aumento no número de casos de HIV em mulheres, principalmente na faixa etária jovem.

Em 2011 foram registrados 32 casos de AIDS em mulheres no município. Em 2012, esse número caiu para 17. No caso da sífilis, em 2011 foram registrados 41 casos em gestantes e em 2012 o número subiu para 55.

Sugestão de Pauta:

Assunto: Campanha especial de prevenção a DST/Aids no Dia Internacional da Mulher.

Data: 08 de março (sexta-feira).

Horário: das 8h às 14h

Local: Maternidade Marlene Teixeira. Avenida das Bandeiras. Qd. 26, Lt. 01 – Vila Brasília.