Smta e Regulação Urbana fazem operação Calçada Limpa

Foto: Ana Paula Maceno - (estagiária) Secom

Aparecida de Goiânia, 22 de janeiro de 2014 – A Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida juntamente com a Secretaria de Regulação Urbana, realizaram hoje ás 08 horas a Operação Calçada Limpa. A primeira parte da operação foi executada na Avenida Tapajós, situada na Vila Brasília, tendo  principal alvo da ação os comerciantes e motoristas.

A operação tem como objetivo da operação é desobstruir as calçadas, ocupadas com mercadorias e veículos, que impedem a passagem de pedestres. As secretarias fizeram o trabalho de conscientização e fiscalização, notificaram comerciantes e motoristas irregulares, cuja principalmente com a exposição de mercadorias nas calçadas, veículos estacionados no passeio e rebaixamento irregular das guias.

O Presidente da SMTA afirmou que não pretende prejudicar nenhum comerciante com a operação.“Os comerciantes não querem aceitar o que está na legislação, mas nós estamos apenas cumprindo nosso papel. Não queremos prejudicar ninguém, pelo contrário, nós queremos que todos tenham seus direitos. No Código Brasileiro de Trânsito fala, o maior precisa proteger o menor, e o pedestre é a parte mais vulnerável no trânsito.” Frisa Valdemir Souto, Presidente da SMTA.

De acordo com o Código de Postura do município, cabe ao proprietário do estabelecimento realizar as obras necessárias ao calçamento e conservação do passeio, em conformidade com as exigências desse código e das normas municipais de arruamento e dos passeios.

João Honorato, morador das imediações  apoiou a iniciativa  da Prefeitura e comentou sobre as fiscalizações. ” Acho válido esse trabalho de fiscalização nas calçadas. Aqui é muito difícil de transitar porque sempre tem carros e mercadorias espalhadas, e quase nunca sobra espaço para nós, pedestres. As calçadas devem ser pensadas, imaginando que servirão para dar acesso a carrinhos de bebês, pessoas com necessidades especiais, cadeirantes, entre outros. Espero que as autuações sirvam de exemplo”, comenta.

Ao todo, foram notificados 41 estabelecimentos irregulares e 40 veículos que estavam estacionados em locais proibidos.