Viabilização de parcerias e de recursos é um dos principais destaques da gestão de Gustavo

9 de maio de 2017

Foto: Rodrigo Estrela

Aparecida de Goiânia, 10 de abril de 2017 – Parece simbólico que, nesta segunda-feira (10), justamente no dia em que a gestão do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, completa 100 dias, ele esteja em Brasília (DF) para cumprir agenda em dois diferentes ministérios (Cidades e Integração Nacional). É que na prática, nestes pouco mais de três meses de governo, Gustavo não tem medido esforços em busca de recursos que, somados aos do Tesouro Municipal, vão permitir-lhe viabilizar projetos importantes para a cidade. Segundo o dito popular, “ele semeia agora para colher em breve”.

Esta articulação em busca de parcerias administrativas, que tanto marca os primeiros 100 dias da gestão dele, já tem dado resultados. E o detalhe é que tudo isso ocorre paralelamente ao trabalho de diversas secretarias – que comandam ações consideradas essenciais para o município e que não tiveram nenhum tipo de interrupção em função da mudança de gestor – e ao cumprimento de compromissos como a manutenção da folha salarial em dia.

Gustavo Mendanha assumiu a prefeitura com o quadro de auxiliares 100% completo. Ele tem mantido reuniões periódicas com seus secretários – conjuntas e individuais – onde destaca-se a recomendação para que a oferta de serviços públicos prime pela qualidade. Outra orientação é que “usem e abusem” de criatividade como gestores públicos, antenados com as demandas da população e com a necessidade de inovarem, de proporcionarem ações inéditas ainda que o recurso financeiro não seja o bastante. “Cobro o empenho deles como responsável direto pela equipe. Quando a maioria dos moradores desta cidade escolheu o nosso projeto político-administrativo nas eleições, é porque confiou na nossa capacidade. Precisamos e vamos corresponder à altura destas expectativas”, ressalta o prefeito.

Além disso, Gustavo também aproveitou estes primeiros 100 dias para formatar ações e projetos – e tratar internamente da viabilidade financeira deles – que serão coordenados pelas próprias secretarias a partir de agora e que darão nova dinâmica à administração dele. Como exemplo, a força-tarefa para desburocratizar e agilizar processos licitatórios, a cargo da Secretaria de Transparência, Controle e Fiscalização.

Em tempos em que o País como um todo se esforça para sair da forte recessão econômica, o prefeito de Aparecida de Goiânia entendeu, desde o início do seu mandato, que poderia colocar em prática duas estratégias: junto aos ministérios e órgãos importantes do governo federal, buscaria viabilizar projetos específicos e vinculados àquelas Pastas. Exemplo: ele garantiu a liberação de R$ 30 milhões junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Ministério da Integração Nacional) para resolver problemas graves de erosões no município.

Por outro lado, ele tem buscado, junto aos deputados e senadores da bancada goiana no Congresso Nacional, o apoio deles a sua gestão destinando emendas parlamentares à Aparecida. O senador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou, oficialmente, que R$ 7 milhões já estão empenhados para obras de infraestrutura. Outro senador, Wilder Morais (PP), assegurou uma emenda de bancada para a construção do Centro de Tradições Regionais.

Em março último, em apenas dois dias, acompanhado de 19 dos 25 vereadores, o prefeito se reuniu, em Brasília, com 11 dos 17 deputados federais, dois dos três senadores e três ministros da República. Um deles foi o de Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, extremamente receptivo ao projeto de Gustavo Mendanha de transformar Aparecida em “cidade inteligente”. “Para isso, o apoio deste ministério, por meio de liberação de recursos, do compartilhamento de experiências, da transferência de conhecimento e expertise, e da viabilização de projetos importantes é imprescindível”, pondera o prefeito.

Outras fontes

Recursos também podem chegar aos cofres municipais de outras formas. Como por meio da atração de empresas, que vão pagar impostos, e que também vão gerar mais emprego e renda, fomentando assim a economia local. Foi no finalzinho de março que Gustavo reuniu-se com empresários que exportam frango e que vão se instalar em Aparecida, gerando 150 empregos diretos.

Nesses 100 dias de gestão, o prefeito também sinalizou que não abrirá mão de parcerias com o governo do Estado. Já assegurou a concessão de Cheques Moradia e o recurso da ordem de R$ 10 milhões para asfaltar o trecho que liga o Credeq, no Setor Expansul, à GO 020, saída para Bela Vista. “Marconi tem dito que seu governo continuará investindo em Aparecida e que também concluirá obras sob sua responsabilidade que estão localizadas em nossa cidade. Somos o segundo maior município goiano, temos uma grande importância no cenário econômico – sem desmerecer os demais – e mais de 530 mil habitantes. Acreditamos que o governo saberá reconhecer o quão é relevante investir em Aparecida para criar ainda mais condições que alavanquem o nosso desenvolvimento. E, por tabela, o de Goiás como um todo”.

A parceria, aliás, vai além da seara financeira: com a Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento, Gustavo garantiu cursos de capacitação para os servidores municipais. A título de ilustração, também vale mencionar a preocupação com o sistema de abastecimento de água e a rede de esgoto, que é perene e, por isso, o prefeito e seus auxiliares têm mantido reuniões periódicas com a Saneago.

A iniciativa privada também é foco da articulação do prefeito, e não por acaso o Complexo Logístico Industrial Alfandegário (Clia), que integra o Aparecida Business Log (ABL), foi pauta, neste primeiro trimestre, de sucessivas reuniões com investidores, empresários, vereadores e outros segmentos. O ABL resultará na aplicação de recursos privados da ordem de R$ 1,5 bilhão, com previsão de geração de mais de 12 mil empregos diretos