Justiça Federal apresenta projeto arquitetônico de nova sede no município

9 de maio de 2017

Foto: Fabiano Araújo - Secom

Aparecida de Goiânia, 03 de setembro 2014 – Justiça Federal protocolou nesta quarta-feira, 3, na Secretaria de Regulação Urbana e Rural de Aparecida de Goiânia o projeto arquitetônico de construção da nova sede do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região no município. O protocolo ocorreu durante reunião do prefeito Maguito Vilela (PMDB) com o diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado de Goiás do TRF 1ª Região, juiz federal Paulo Ernane. “Desde 2010, lutamos para que a Justiça Federal tenha sede própria e aumente o numero de varas no município. A população de Aparecida carece disso. Acredito que agora o projeto saia do papel”, avaliou Maguito.

Em 2011, a Prefeitura doou área de 4,6 mil metros quadrados localizada no Residencial Solar Central Park, próximo a atual sede do Poder Executivo local e da futura sede da Câmara Municipal, para a Justiça Federal em Goiás construir a sua sede própria no município. A doação foi aprovada pela Câmara Municipal por meio da Lei nº 2.944/2010. A iniciativa do projeto de concessão do terreno partiu do prefeito atendendo solicitação dos dirigentes da Justiça Federal e para beneficiar a população.

Atualmente, a Justiça Federal está instalada na cidade em um prédio alugado no Setor Mansões Paraíso. “Com o projeto arquitetônico em mãos vamos analisar e aprovar o mais rápido possível para que se possa iniciar a construção”, afirmou o secretário de Regulação Urbana e Rural, Jório Rios, que também participou do encontro.

A obra está orçada em R$ 10 milhões e já conta R$ 2,6 milhões assegurados via emenda da bancada goiana no Congresso Nacional para iniciar as obras.  O novo prédio foi projetado para acomodar quatro varas da Justiça Federal, atualmente o município possui apenas uma.

A reunião em que foi apresentado o projeto do prédio próprio da Justiça Federal em Aparecida também contou com a participação do procurador-geral do Município, Tarcísio Francisco dos Santos; do representante da Câmara, vereador Eliezer Guimarães (PMDB); e dos secretários Afonso Boaventura (Planejamento); Carlos Eduardo de Paulo Rodrigues (Fazenda); Eli de Faria (AparecidaPrev); Euler Morais (Governo e Integração Institucional); José Ribamar (Assistência Social); Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação) e Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos).