Escolas municipais de Aparecida ficam acima da média do Ideb

9 de maio de 2017

Foto: Arquivo - Secom

Aparecida de Goiânia, 09 de setembro de 2014 – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, do Ministério da Educação (Inep/MEC) divulgou na última sexta-feira (5) os resultados oficiais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Aparecida de Goiânia registrou a maior nota, desde 2009, no Ensino Fundamental I, com de 5,2 pontos ficando acima da média projetada, que era de 5,1.  Em 2011, último ano em que o índice foi divulgado, a pontuação do município era de 4,9 pontos.

De acordo com o secretário de Educação, Domingos Pereira, a evolução na educação do município é baseada nos investimentos da área. “Reformamos e ampliamos todas as escolas no município, adequando com laboratórios, e dando toda infraestrutura para nossos alunos e gestores trabalharem, além da realização de concursos, eleições diretas e videomonitoramento em todas as unidades, isso é evolução na educação Entendemos que podemos melhorar ainda mais, atingindo a meta de 2021 já na próxima medição, que é de 7 pontos”, frisou o secretário.

Aparecida conta hoje com 73 unidades escolares de ensino fundamental e infantil. Dentre os investimentos feitos nos últimos seis anos na rede municipal de Educação estão a construção de quatro escolas modelo, a reforma e ampliação das unidades escolares já existentes e também a construção de 43 Centros Municipais de Educação Infantil.

Este ano, a escola que ficou à frente das outras em Aparecida de Goiânia foi a Escola Municipal Andreia Ferreira, no Jardim Helvécia, que atingiu a maior nota do município: 6,4 pontos. Esta é a média prevista pelo Ministério da Educação para ser alcançada em 2017. A unidade atende 315 alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Antes, o ensino era feito nos dois períodos. Esta semana, como a escola passou a receber o programa Mais Educação, o horário de funcionamento passou a ser das 7h às 15h15 e das 9h às 17h15.

IDEB  O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador geral da educação nas redes privada e pública e foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele permite traçar metas de qualidade educacional para os sistemas e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar – taxas de aprovação, reprovação e abandono – e médias de desempenho na Prova Brasil, numa escala de 0 a 10.

Divulgado a cada dois anos, o índice tem metas projetadas até 2022, sendo que a expectativa para os anos iniciais da rede municipal é de nota 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça, é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.