Maguito realiza recadastramento biométrico e conclama a população a fazer o mesmo

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

TRE e Prefeitura de Aparecida orientam eleitores a não deixar o procedimento para última hora.

Aparecida de Goiânia, 14 de outubro de 2013 –  Pelo menos 23% dos 273 mil eleitores de Aparecida realizaram o recadastramento biométrico desde abril deste ano, quando o procedimento foi iniciado. A informação é da Coordenação da Biometria no município. Nesta segunda-feira, 14, o prefeito do município, Maguito Vilela (PMDB), integrou esses números ao comparecer à Central de Cartórios Eleitorais do município, no setor Araguaia, logo no início da manhã, para realizar o seu recadastramento.

O prefeito, que fez o agendamento pelo site do TRE, foi atendido em cerca de dez minutos. “É importante que todos compareçam e façam seu recadastramento. São quatro postos de atendimento e o eleitor ainda tem a possibilidade de agendar, evitando a fila. Portanto, conclamo todos para que não deixem para última hora”, alertou o prefeito.

Com o apoio da administração do município, que já cedeu 30 servidores, principalmente da área de gestão de pessoas, o procedimento já estava sendo realizado em três postos: Central de Cartórios Eleitorais TRE de Aparecida, ao lado do Terminal Ataguaia; o Sine do setor Santa Luzia e o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Garavelo. A partir desta segunda-feira, 14, foi iniciado também no posto fixo do Buriti Shopping.

“Estávamos realizando em média 1,2 mil atendimentos por dia em toda a cidade. Com o início do funcionamento do posto do Buriti Shopping, teremos uma capacidade para 3 mil atendimentos diários. Isso facilitará muito para os eleitores”, informou o coordenador da Biometria em Aparecida, Breno Augusto de Oliveira Prado. Segundo ele, o TRE também ampliará as vagas para agendamento eletrônico. Uma avaliação para definir a quantidade possível de vagas está sendo feita. “Hoje disponibilizamos 400 vagas por dia”, informou.

ATENDIMENTO – Com o agendamento, o tempo médio do atendimento do eleitor é de 12 minutos. O estudante Rivelly Rodrigues, de 19 anos, elogiou o cumprimento do horário. “Foi muito rápido. A espera e o atendimento juntos duraram no máximo 10 minutos. Vale a pena buscar informação antes no site”, avaliou o eleitor, que votará pela segunda vez no pleito de 2014.

Na contramão de Rivelly, a professora Eurenice Moreira Lima teve mais dificuldades para realizar o procedimento. De volta à Aparecida a apenas cinco meses, depois de sete anos morando nos Estados Unidos, ela conta que se dirigiu ao TRE de Goiânia para regularizar seu título. “Como não justifiquei no período em que estive fora, tive que pagar uma multa antes de realizar o recadastramento”, explicou a professora, que também não sabia que era possível realizar o agendamento.

Em casos como o de Eurenice, a espera pelo atendimento tem sido um pouco maior, de 45 minutos à uma hora, dependendo do horário em que o eleitor procura uma das unidades. “Por isso a Prefeitura tem trabalhado em parceria com o TRE, no sentido de ampliar o atendimento mas também de informar e divulgar o serviço à população”, ponderou o prefeito Maguito Vilela.

Na Central de Cartórios o atendimento é das 08 às 18h, de segunda a sexta, com agendamento online. Nos demais postos, o atendimento é feito das 8h às 17h30 e mais informações também podem ser obtidas pelo site do TRE: www.tre-go.jus.br.