Mais de 20 imóveis são notificados em força-tarefa contra a dengue

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Divulgação/SMS

Três foram interditados para se adequarem às normas de combate à proliferação do mosquito transmissor da doença

Aparecida de Goiânia, 14 de outubro de 2014 – Cerca de 20 imóveis foram notificados e três foram interditados pela força-tarefa de combate à dengue realizada nesta segunda (13) e terça-feira (14), em Aparecida de Goiânia. A ação uniu as secretarias de Saúde, Regulação Urbana, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura e também a Vigilância Sanitária. As atividades de combate à dengue e de manejo ambiental foram feitas nos setores Madre Germana I e II e Setor Rio Dourado.

A ação foi realizada com a finalidade de conter o avanço da doença no município, principalmente antes do período chuvoso. “Visitamos cerca de 2,5 mil imóveis nesses três bairros e constatamos que a população continua não tomando os cuidados necessários para a não proliferação do mosquito da dengue. Muitos estabelecimentos não tinham alvará ou condições de funcionamento”, explica o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira.

Os imóveis notificados nos dois dias de ação não possuíam as mínimas condições de uso, além do mau uso do local pelos responsáveis. Também receberam notificações os estabelecimentos que não possuíam a licença de funcionamento e também que propiciava a proliferação do mosquito da dengue.

“Interditamos três imóveis, entre eles uma empresa de reciclagem de garrafões de água, por não armazenarem corretamente os produtos, deixando-os a céu aberto. O que proporciona o acúmulo de água nos recipientes, ambiente propício para o depósito das larvas do mosquito da dengue”, frisa o coordenador.

Iron Pereira diz ainda que as empresas foram interditadas parcialmente, apenas não receberão novos materiais para a reciclagem. “A interdição será retirada quando cobrirem o material armazenado adequadamente. Enquanto isso eles podem continuar trabalhando na reciclagem dos recipientes já em estoque”, pontua. Também foram recolhidos cerca de 600 pneus nos dias de ação.

107 servidores de diversas secretarias trabalharam no manejo ambiental que são visitas domiciliares e orientando a população; UBV costal motorizado (bloqueio); inspeção de caixas d´água, cisternas e fossas abertas ou mal tampadas; autuação de imóveis irregulares pela Vigilância Sanitária; autuação de imóveis que tiverem fossas destampadas ou com tampas quebradas; remoção de lixo e entulhos; recolhimento de pneus e ações educativas.

“Nossa finalidade com esse serviço é diminuir os possíveis locais de criadouros do mosquito Aedes Aegypti antes que as chuvas comecem. Essa ação vem sendo feita desde o início do ano, principalmente em bairros com alta incidência da doença em Aparecida”, ressalta Iron Pereira.

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)