Prefeito assina ordem de serviço das obras do Parque Tamanduá na próxima quarta, 23

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 15 de abril de 2014 – O prefeito Maguito Vilela assina na próxima quarta-feira, 23 de abril, às 9h, a ordem de serviço para a reestruturação do Parque Tamanduá no Garavelo. A data foi anunciada durante apresentação de projeto para a construção de um lago aos arredores do parque. Na ocasião também será apresentada a Portaria que cria grupo de acompanhamento das obras, com representantes das secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Defesa Civil.

Os recursos para reestruturação do parque são de R$ 18 milhões oriundos do Ministério da Integração Nacional, liberados por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil em dezembro de 2013. As obras resolveram de forma definitiva o histórico problema de macrodrenagem, que tem provocado erosões em seis pontos diferentes ao longo da Bacia do Rio Tamanduá, no Setor Garavelo.

A situação de Emergência foi decretada no dia 02 de abril de 2013 em decorrência do risco de desmoronamento de ruas e casas, em função da voçoroca existente no parque e suas intermediações. Já o problema de macrodrenagem, é oriundo de danificações em pontos de galerias pluviais que, por serem muito antigas, não atendem mais ao volume de água, principalmente em períodos chuvosos. O próprio aumento do número de ruas pavimentadas gera o aumento da vazão nos bueiros celulares.

Além das obras de macrodrenagem também será feita a recuperação do fundo de vale da Bacia do Rio Tamanduá. “Com as obras definitivas, os deslizamentos de terra causados pela vazão de água que escorre do Anel Viário, da GO-040, da Avenida Liberdade e de todo o Bairro Cardoso, irá acabar”, afirmou o prefeito Maguito Vilela.

Lago – O superintendente de Defesa Civil de Aparecida de Goiânia, Juliano Cardoso, informou que a obra transforma a área no maior parque de Aparecida, criando um local multidisciplinar na Área de Preservação Ambiental (APA) da Bacia do Tamanduá. “Buscaremos atender todos os aspectos sociais e ambientais, além dos aspectos técnicos de drenagem e reordenamento do uso e ocupação do solo”, frisou o superintendente.

De acordo com Juliano Cardoso esse é um projeto ousado que está em processo de evolução desde 2009. Serão feitos dois lagos, um espelho d´água maior e um menor para dar vazão à água no período de chuva. “Será um lago de 317 metros de comprimento e 170 de largura que, além de ser maior que os parques da capital, ainda terá espaço amplo com pista de caminhada, ponte, escadaria ecológica, espaço cultural e para a prática de esportes, deck e píer, dentre outros”, pontuou o superintendente.

O prefeito Maguito Vilela disse que a cidade precisa de mais espaços de lazer e para isso estão sendo feitos outros projetos pela Superintendência de Defesa Civil e Meio Ambiente. “O parque com o lago é uma mudança urbanística de grande importância para os aparecidenses e para a região do Garavelo, por isso vamos dar andamento ao projeto para a captação de recursos, inclusive junto à iniciativa privada”, enfatizou o prefeito.

Foi apresentado ainda o projeto de construção de parque na confluência dos bairros Jardim Maria Inês, Setor dos Afonsos e Jardim da Luz com três lagos, parque infantil, pista de caminhada, dentre outros benefícios.

A Defesa Civil de Aparecida elabora ainda um estudo para saber os motivos que causam tantas erosões no município para dotar os principais mananciais com áreas de amortização de impacto da energia cinética da água nos momentos de cheias. “Isso, casado com a preservação dos mananciais, fará com que não aconteçam mais desastres naturais no município”, sublinhou Juliano Cardoso.

Presenças – Participaram da reunião os secretários Euler de Morais (Governo e Integração), Fábio Camargo (Meio Ambiente), Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos), Mário Vilela (Infraestrutura) e Ozéias Laurentino Jr (Comunicação).