Restaurante Popular começa a fornecer refeição a servidores

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 15 de abril de 2014 – A partir de hoje os trabalhadores da Limpeza Urbana e demais servidores da Prefeitura de Aparecida pas​​sarão a receber diariamente refeições produzidas pelo Restaurante Popular, gerido pela Secretaria de Assistência Social (Semas). Os detalhes fazem parte do Termo de Cooperação Técnica e Financeira  assinado na manhã desta desta terça-feira, 15, pelos secretários Geoliano Lima (Administração) e Euler de Morais (Governo e Integração Institucional), que responde interinamente pela Semas.

O Restaurante Popular tem capacidade para oferecer 3 mil refeições por dia, mas a atual demanda é de apenas um terço disto, oferecendo cerca de 1,2 mil. A Cozinha Industrial, de responsabilidade da Secretaria de Administração, produzia cerca de mil refeições por dia a estes trabalhadores. “A partir da assinatura deste termo a cozinha industrial está sendo desativada, seus funcionários remanejados e devidamente treinados. Desta forma garantimos aos servidores refeições de qualidade, sob o crivo de nutricionistas e dentro de todas as normas técnicas de segurança e o que é melhor, com a economia ao erário público” – explica Euler de Morais.

REFEIÇÃO SAUDÁVEL – O Restaurante Popular é uma unidade de Alimentação e Nutrição que tem como princípio fundamental a produção e a distribuição  de refeições saudáveis, com alto valor nutricional , a preços acessíveis, para as pessoas que estão em situação de insegurança alimentar e que devem localizar-se preferencialmente em grandes centro urbanos. O projeto é de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, gerenciado pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social.

Outra finalidade do projeto é apoiar a capacitação de equipes de trabalho e formar profissionais na área de gastronomia, que desempenhem atividades de um restaurante. O público usuário dos Restaurantes Populares é formado em sua grande maioria por trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional. Por esse motivo, todas as refeições são preparadas a partir das orientações de uma equipe de nutricionistas.