Reunião discute metas para Aliança municipal pela Competitividade

9 de maio de 2017

Foto: Rodrigo Estrela - Secom

Aparecida de Goiânia, 04 de Abril de 2017- Após o acordo assinado denominado Aliança Municipal pela Competitividade no dia 16 de março pelo governador Marconi Perillo com prefeitos e representantes dos 24 maiores municípios de Goiás, onde estão concentrados dois terços das demandas sociais em Educação, Segurança Pública e Habitação, nessa terça-feira, 04, foi dia do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, receber em seu gabinete, a Chefe do Núcleo de Gestão de Resultados do Estado de Goiás, Janine Zaidem e o Executivo Público, Andrei Lima, para dar andamento ao projeto.

“Alinhar esforços do Estado e municípios para elevar a eficiência dos gastos, num cenário de escassez de recursos, esta é a base do acordo assinado. A ideia é fazer o que precisa ser feito, mas com menos recursos e desenvolver um trabalho de capacitação das novas equipes municipais, liberar recursos de ordem financeira e material, para iniciativas vinculadas às prioridades definidas no Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI), além dar apoio técnico e transferência de tecnologia, atuar junto as equipes municipais para a estruturação dos projetos. Por isso, iremos reunir com todos os 24 maiores municípios de Goiás para orientar e dar os rumos do programa” salientou Janine.

Para o Prefeito Para o prefeito Gustavo Mendanha, o projeto realmente poderá proporcionar aos gestores uma nova perspectiva. “A dificuldades encontradas por todos nós são grandes, mas acreditamos que ações como essa, realmente possam criar uma nova realidade para os municípios”, disse o prefeito acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins e os secretários Einstein Paniago (Transparência, Fiscalização e Controle), Ozair José (Desenvolvimento Economico), Raul Coutinho (Planejamento e Regulação Urbana), Rodrigo Caldas (Educação e Cultura) e André Luís (Fazenda).

PROGRAMA- Goiás Mais Competitivo e Inovador é um programa de desenvolvimento da competitividade e melhoria da gestão pública no Estado de Goiás que abrange todas as áreas de atuação governamental e tem por foco a melhoria de indicadores sociais que impactam positivamente na qualidade de vida do cidadão.

O programa tem como objetivo posicionar Goiás entre os estados mais competitivos do país nos próximos 3 anos, considerando os rankings de competitividade divulgados pela Macroplan e CLP,por meio da execução de projetos que visem ao melhor desempenho de alguns indicadores finalísticos, selecionados como estratégicos para o governo.

O GMCI está pautado em três eixos de atuação. São eles:1 – Melhoria da Qualidade de Vida, abrangendo os serviços de saúde, segurança, habitação, educação, saneamento, sustentabilidade e assistência social, infraestrutura urbana e convívio social. 2 – Ampliação da Competitividade, focada na educação, qualificação da mão de obra (capital humano), infraestrutura econômica, ambiente de negócios, promoção de investimentos e inovação. 3 – Gestão Pública Eficiente, visando à profissionalização da gestão, governança pública, transparência e controle social; metas e padrões de desempenho, meritocracia, gestão financeira antecipatória com melhoria da qualidade do gasto.

A Aliança Municipal pela Competitividade é um desdobramento do programa Goiás Mais Competitivo, com objetivo de promover a convergência de esforços entre o estado de Goiás e os municípios goianos, por meio de um planejamento e atuação integrados, no intuito de melhorar indicadores sociais que impactam positivamente na qualidade de vida do cidadão.

A Aliança busca definir uma estratégia comum para orientar o gerenciamento do presente e a construção do futuro a partir do estabelecimento de metas alcançáveis. Neste sentido, um conjunto de ações serão estruturadas e, quando executadas, serão capazes de produzir entregas efetivas e promover resultados finalísticos impactantes.