UPAs de Aparecida são aprovadas na vistoria técnica do Ministério da Saúde

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 09 de novembro de 2016 – As Unidades de Pronto Atendimento dos setores Buriti Sereno e Brasicon foram aprovadas na vistoria técnica feita pelo Ministério da Saúde, no dia 13 de outubro de 2016. Com a aprovação, as duas unidades não sofrerão cortes de recurso federal para custeio das unidades. O relatório com as ponderações e a aprovação chegou à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quarta-feira (09).

Com o objetivo de evitar desperdício e gastos desnecessários de verbas públicas, o Ministério da Saúde está realizando visitas técnicas às unidades de urgência brasileiras. A visita visa conferir o funcionamento adequado e como os recursos de manutenção estão sendo aplicados na unidade. O documento atesta que o município atende as exigências da Portaria GM/MS n° 342 de 04 de março de 2013, no que tange a ambientes, estrutura física e setorização dos fluxos.

“O relatório também faz considerações acerca de melhorias que devem ser feitas e a Secretaria de Saúde vai cumprir e tem consciência de que sempre é possível melhorar e humanizar o atendimento, mas também é importante saber que estamos em dia com as exigências e diretrizes previstas na política nacional de atenção às urgências”, destaca a Secretária de Saúde, Vânia Cristina Rodrigues.

A Saúde de Aparecida de Goiânia tem mais um motivo para comemorar. Além das duas UPAs em funcionamento, a previsão é que nos próximos meses seja entregue a terceira UPA, no Parque Flamboyant. As unidades funcionam 24 horas e oferecem atendimento à saúde de complexidade intermediária.

Cada unidade tem porte III, ou seja, capacidade para atender de 200 a 300 mil habitantes. Com as três unidades em funcionamento, a cidade terá uma rede completa de atenção às urgências, com uma cobertura de aproximadamente 750 mil habitantes. Esse número é superior aos 540 mil habitantes que vivem atualmente no município. As UPAs não possuem UTI, mas possuem sala de estabilização que é um espaço de terapia semi-intensiva, ou seja, tem capacidade para assistir um paciente instável até a sua transferência para uma unidade hospitalar.

Alta complexidade

Com a inauguração do Hospital Municipal de Aparecida, ainda este ano, o município também terá condições de oferecer serviços de alta complexidade, que envolvem internações, cirurgias, e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), que atualmente são garantidos pelo governo estadual. Isso significa que a atual gestão contemplará todos os níveis de saúde pública oferecidos pelo SUS.

O Hospital Municipal está sendo construído na Avenida V-5, no setor Cidade Vera Cruz. A obra está orçada em R$ 63.899.514,13. O espaço terá 220 leitos, sendo 90 leitos clínicos, 60 leitos cirúrgicos, 20 leitos pediátricos, 30 leitos de UTIs, 10 leitos de recuperação anestésica e 10 leitos de reanimação e observação. A unidade hospitalar terá capacidade para atender toda demanda do município. A quantidade de leitos é liberada pelo Ministério da Saúde conforme número de habitantes.